Turismo Dark ou Turismo Assombrado?
- Thais Riotto
- 22 de ago. de 2024
- 3 min de leitura

O termo Turismo Dark/Turismo de Terror, ou Turismo Assombrado são terminologias que representam o estilo de turismo que está ligado a morte.
O Brasil, vem crescendo gradativamente nesse mercado, e chamando a atenção do público e das empresas que apreciam esse turismo diferenciado em volto da morte e de histórias. Diferente de outros países que já tem esse tipo de turismo enraizados em suas tradições, comercio e atividade de turismo.
Mas o que pouco se fala, e que na minha opinião é uma questão importante, é que existe uma linha tênue quando usamos alguns termos dentro do Turismo.
Turismo Dark, ou Turismo de Terror estamos falando do mesmo segmento, locais macabros que tem histórias pesadas envolvendo a morte e com fantasmas/espíritos que estão ligados ao local por uma questão mais fortes e mexem com o público (seja físico ou na imaginação/mental) através de um impacto macabro, ou seja, o publico que vai a esses locais sabe que pode sentir ou ter sensações de histórias que podem mexer com eles, seja de forma sensitiva ou na mente (ilusão).
Exemplo de locais: Sanatórios, hospitais psiquiátricos, casas que tiveram algum assassinato ou morte com uma intenção mais fria, locais abandonados que seguem o mesmo estilo entre outros.
O termo terror é um gênero literário, cinematográfico e musical, que tem por objetivo mexer com a mente humana de forma que a sensação de medo e de alucinação seja desperta, algumas pessoas gostam de vivenciar situações como essa, inúmeras pesquisas retratam que essa adrenalina vivida pelo cérebro é algo único que faz com que algumas pessoa encontrem a diversão nesse estilo.
Turismo Assombrado apesar de também estar relacionado a morte, a fantasmas/espíritos não necessariamente é um turismo pesado ou de terror/dark existem alguns locais onde a morte aconteceu, que a história e esses espíritos, ou seja, encantados – espíritos que não possuem uma energia negativa, que são possíveis senti-los e até em alguns casos, conviver com eles na mesma arquitetura.
Por isso que quando se fala desse estilo de turismo que envolve a morte, é preciso entender que existe ramificações nesse segmento, uma pessoa que gosta de lendas, histórias não necessariamente se sente confortável em fazer um Turismo Dark/Terror. Mas, sente-se confortável estando em locais onde a morte tem ligação, de uma forma mais “leve”.
Exemplo de locais: Hotéis, cemitérios, casas e espaços que haja espíritos com histórias e situações, digamos mais leves.
Esses locais citados como exemplos podem fazer parte de ambos os turismo, o que molda essas arquiteturas para cada segmento é como a história da morte ocorreu, e como os Eternos Moradores, sejam fantasmas ou encantados vivem nesses locais.
Há cemitérios com histórias macabras, mas a cemitérios, com histórias mais leves, como por exemplo Eternas Crianças, e alguns que não se tem um fato em si, mas que são visitados devido a sua arte cemiterial, ou simplesmente porque as pessoas se sentem bem, nessas casas de alma.
Eu sou uma dessas pessoas, me sinto bem, e em paz, caminhando pela Casa de Almas, ou seja, os cemitérios.
Turismo Assombrado, não é o mesmo que Turismo Dark/Terror, pode se dizer que ambos são segmentos dentro do Turismo que está ligado a Morte.
Tenha isso em mente quando forem fazer esse tipo de turismo, e sempre pergunte a empresa ou ao guia, para que não haja surpresas desagraveis no caminho.
Quem gosta de terror, pode achar um turismo sem graça se estiver fazendo o Turismo Assombrado, mas para quem sente mal com situações que envolve o terror, pode se sentir pior e até mesmo ter alguma reação física/saúde se estiver esperando um tour “leve” e se deparar com algo mais pesado, seja de forma visual criado, ou de sentir a energia do local.
Quando me refiro a um visual criado, estou me referindo a alguns hotéis e outros locais que tem uma história de algumas morte mais pesadas no local e recriam isso de forma lúdica (teatro) porque sabem que alguns hospedes/público apreciam esse estilo.
Um exemplo: O The Queen Mary Boat, na California. Eles possuem tipos de tour diferente para cada público, um desses tour, utilizando técnicas com tecnologia e teatro, é um passeio pelo navio voltado para o Turismo Dark/Terror, onde o público quando menos espera pode se deparar com um fantasma/ator ou talvez um fantasmas mesmo, na situação trágica que morreu. Eles divulgam que é um tour com sustos e bem realista.
Comments