Tipos de Hospedagens
- Thais Riotto
- 29 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2023

(Foto: Internet - Pousada Dog Bark Park - Idaho)
Meios de Hospedagem, são empresas que possui o objetivo de oferecer acomodações com qualidade, segurança e satisfação a seus hospedes.
Andrade (2002) “independentemente do nível, gabarito ou classificação, um hotel é o edifício onde se exerce o comércio da recepção e da hospedagem de pessoas em viagem ou não, onde podem ser oferecidos serviços parciais ou completos, de acordo com o tipo de empreendimento e as necessidades de seus clientes.
Há vários Meios de Hospedagens, entre eles alguns serão de forma breve, apresentados nesse capítulo, para além da apresentação dos estilos ou tipos, mostrar a diferença que existe entre eles, para melhor compreensão.
Hotéis de Selva/Floresta: Localizam em áreas florestais, tem sua estrutura com foco no turismo em contato com a Natureza, e esportes e lazer que proporcionam essas atividades, entre elas o ecoturismo.
Hotéis Fazenda: São hospedagem que foram criadas normalmente em antigas instalações das fazendas mesmo, com o intuito de colocar o hospede nesse contato com a natureza, com o foco em atividades de fazenda, do campo.
Resorts: São “Cidades” dentro do mesmo complexo dos hotéis, oferecendo ao hospede um conforto maior, com tudo que ele possa precisar e somando atrativos de lazer e entretenimento em um único espaço/local.
Spas: Hospedagem que proporciona benefícios para a saúde (mental, física e espiritual), e cuidados para o corpo com alimentação e estética.
Lodge: São hospedagem com construção e recursos ecológico, compostos por chalés, bangalôs e cabanas, e tem o foco no turismo Natural, como a pesca, caminhadas, entre outros.
Hotéis Executivos: tem o foco no turismo de negócios. Hospedes que viajam com a finalidade de trabalho.
Motéis: Hospedaria de beira de estrada, localizados normalmente próximo as rodovias, com o objetivo de oferecer descanso e alimentação, ao que estão cruzando as cidades de carro. Esse estilo de hospedagem tem crescido muito, mas ainda á comum ver em maior quantidade nos Estados Unidos, e alguns países da Europa.
Pousadas: Hospedagens, as vezes, mais em conta, que oferecem serviços mais acessíveis, e transmitem normalmente aos hospedes um “aconchego”, uma visão mais caseira.
Hostel: É um estabelecimento de hospedagem semelhante ao hotéis. O padrão do hostel é mais baixo, e é mais barato que um hotel. A principal característica é a disponibilidade de quartos compartilhados (de três a nove camas, ou até mais), a maioria com banheiro também compartilhado no corredor.
Albergues: Possui uma hospedagem mais econômica, com foco em estudantes, ou ao publico que não se preocupa tanto em qualidade de conforto e privacidade, pois a maioria são quartos com mais camas e banheiros compartilhados, tais como outros ambientes. Tem um objetivo de comunicação e socialização entre os hospedes.
Campings: Espaços abertos, que podem ter ou não infraestrutura para alimentação, energia, agua e lazer. Que servem como parada para trailer ou barracas.
Barcos e Navios: Que vão além de um meio de transporte, também somam hospedagens, enquanto fazem um roteiro de viagem.
E nesse mesmo estilo, é comum terem embarcações que não navegam mais, porém foram mantidas/restauradas para serem utilizadas como hotéis, é o caso do Hotel/Navio: The Queen Mary Boat, na California.
O navio, não faz mais viagens, mas é um hotel flutuante, do qual foi construído uma barreira de pedras em torno do mesmo.

(Foto: The Queen Mary – Site official)
Hospedagem Assombradas: São meios de hospedagens, normalmente com arquiteturas antigas que foram reformas/restauradas, nas quais aconteceram episódios de morte no local, ou nas proximidades e possui Eternos Moradores, ou seja, espíritos que escolheram o local para permanecer em sua vida pós morte.

(Foto: Roosevelt, Los Angeles, California – Site Oficial)
Hospedagens Peculiares: São hospedagens que apresentam detalhes e arquiteturas diferentes dos padrões comum. No qual podem se estender também a alimentações, entretenimentos e lazer exóticos.

(Foto: Hotel Hayema Heerd, Holanda – Site Oficial)
MAIS INFORMAÇÕES NO LIVRO
Turismo Assombrado & Peculiar

Comments