The Petite Ceinture Railway Line
- Thais Riotto
- 26 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Sobre: O Pequeno Cinturão
Assim ficou conhecida a Petite Ceinture Railway Line, um terreno com aproximadamente 20 milhas de comprimento. Que foi construída há mais de 150 anos no centro de Paris.

Informações:
Sua construção data do ano de 1851, quando trens a vapor e trens de passageiro e cargas circulavam pela ferrovia.

No ano de 1862, ela entrou em declínio, devido a construção do metrô de Paris e ao uso mais frequente de veículos motorizados, e com o passar dos anos, cada vez menos a linha era usada.

Até que no ano de 1993, era ficou em abandono total.
No ano de 1998, foi criado uma associação por Loubaton, chamado de Jardim do Riacho, juntamente com outros moradores da Villa des Tulipes. Juntos eles foram trabalhando no projeto de limpeza, e organização de vários trechos, limpando, plantando flores e hortas e vários eventos de arte eram realizado, para levantar fundos para continuar mantendo a linha que faz parte da história de Paris, e ao menos tempo com o objetivo de divulga-la.
E ao longo do tempo outros projetos e associações começaram a dar importância a linha, mantendo-a sua história.

Atualmente:
A Associação Sauvegarde Petite Ceinture (ASPCRF), tem o objetivo há 20 anos, de manter os trilhos e estão trabalhando para que haja uma campanha para a revitalização do transporte público ao longo da linha.
Site Oficial: https://petiteceinture.org

Além de outros projetos, e do próprio governo trabalhar para manter a linha, alguns espaços de arte e moradia para pessoas sem teto foram criados, em alguns trechos. A intenção é manter viva a história da Petite.

A linha de trem usada no passado para circular pelos centro de Paris, agora é usada por turistas para fotografar o local e por animais silvestres, como as raposas que usam os trilhos para cruzarem de um local ao outro.

A natureza desenhou com suas fauna e flora novos detalhes, na antiga e abandonada linha trem. Trazendo uma arquitetura diferente, porém com uma beleza única.

A arte dos grafiteiros se junta a natureza, para dar uma outra perspectiva aos tuneis e paredes que cercam alguns dos trechos por onde os trilhos passam.

Mas, além da beleza, por seus túneis também vivem muitas pessoas que estão em situação de moradia de rua que não participam dos projetos criados, e infelizmente, os tuneis e alguns outros pontos também são usados por usuários de drogas. Por isso, o moradores da região estão sempre que podem, alertando turistas e aventureiros que gostam de caminhar pelos trilhos, atras de fotos e memorias.
Passagens Secretas:
Dizem, que em alguns pontos dos trilhos é possível chegar a Paris subterrânea, até mesmo nas Catacumbas de Paris, alguns exploradores urbanos, conhecidos como Cataphiles que usam os trilhos para chegarem aos tuneis que cortam por baixo da Cidade Luz.
Tem Post no Blog sobre esse tema
As 17 Estações:
A Petite Ceinture, ainda possui 17, das 29 estações originais, alguns a vista de todos, outras estão localizadas abaixo da capital francesa, do qual tuneis e caminhos subterrâneos, levam a lugares secretos...

Adoro essas coisas abandonadas, muito legal...