Sombras, Símbolos & Rituais por trás das Máscaras Coloridas do Mardi Gras - Carnaval de News Orleans
- Thais Riotto
- 24 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2021
Local: New Orleans, Louisiana.

(Foto internet)
Tradição, Lendas, Sombras e Artes no Mardi Gras
O Carnaval de Nova Orleans é o mais famoso dos Estados Unidos. O nome Mardi Gras tem origem no francês que significa Terça-Feira Gorda.
No ano de 1699, aproximadamente esse evento iniciou-se em Louisiana, foi uma iniciativa dos colonizadores franceses. Com o passar do tempo, outras culturas e tradições que se mesclavam na cidade.
Os trajes, as máscaras, os tecidos, as casas decoradas que mostram essa herança de povos que fazem New Orleans ser uma cidade única.

(Foto internet)
Bailes extravagantes são apresentados por clubes e organizações sociais que organizam os famosos desfiles do carnaval de Nova Orleans, despertando visões de risos, alegria, desfiles, fantasias, miçangas e deliciosos bolos reais recheados com creme da Baviera.
As penas e os belos trajes indígenas:
Todos feitos a mão, trazem a cultura e a herança dos índios. As tribos indígenas no Mardi Gras são uma forma de homenagem.

(Foto internet)
Lançamento Contas (miçangas):
As cores trazem um significado específico: Roxo – justiça, Verde – fé e Ouro – poder. No início eram dadas pelo rei do carnaval (Rex) como se fossem joias oferecidas a ele para as pessoas que mais o representavam. Eram feitas de vidro. Atualmente, são feitas de plástico e jogadas nos carros alegóricos, tornou-se uma tradição usadas até hoje.

(Foto internet)
Courir de Mardi Gras (Tradução Livre – A Corrida):
Um costume antigo francês medieval, que tinha por objetivo coletar ingredientes para preparar um gumbo comunitário (o prato mais marcante da culinária Cajun).

(Gumbo Comunitário)
Os foliões se reuniram e desfilaram pelas fazendas e casas locais implorando por ingredientes ao longo do caminho, terminando em um banquete.

(Foto internet)
Partindo de New Orleans, o Mardi Gras passou a ser celebrado em todo o mundo, como um feriado estridente cheio de sátira, zombaria e brincadeiras.
Celebrating Mardi Gras in New Orleans | National Geographic
SOMBRAS, RITUAIS & SÍMBOLOS

(Foto internet)
Mas, o Mardi Gras vai além da arte e da diversão, existe um lado sombrio por trás das máscaras.
Heranças profundas, raízes pagãs também faz parte desse evento, poucos sabem sobre essas verdades, acreditando que apenas o Halloween, traz essa herança, a festa remonta a milhares de anos, nas celebrações pagãs da primavera e da fertilidade na Roma antiga: Lupercalia e da Saturnália, ambos apenas foram com o tempo sendo incorporados a outras festividades.
Lupercalia:
Era um festival de fertilidade, acontecia por três dias durante o mês de fevereiro, tinha como objetivo purificar a cidade de espíritos malignos e liberar saúde, fertilidade e renascimento. A festa também ficou conhecida como “dies Februtas”, em homenagem ao instrumento de purificação da “februa”, que deu o nome a fevereiro (Februarius).

(Foto internet)
Saturnalia:
Um festival em homenagem ao deus Sol Saturno, tradicionalmente realizado em dezembro, tinha como base a celebração usando de sacrifício, havia também o costume de eleger o “Rei das Saturnais”, e esse reinaria sobre as festividades.

(Foto internet)
Tochas:
Século XVIII e XIX a iluminação elétrica não era comum, caminhava-se com flambeaux, um estilo de tocha, os portadores caminhavam no início do desfile para iluminar o caminho, esses portadores era escravos e afro-americanos livres, mas usados nesses personagens.
As Tochas Atuais: Qualquer pessoa, carregam os flambeaux, proporcionando entretenimento com as danças das chamas.

(Foto internet)
Bonecas:
Prostitutas afro-americanas do infame Storyville tinham um apelido que seus clientes as chamavam de "bonecas". Usavam roupas que apresentavam essa aparecia de uma boneca, no tamanho adulto: calções e gorros de cetim, as mulheres iam aos desfiles de rua durante o carnaval na esperança de conseguir mais trabalho.
As Bonecas Atuais: Atualmente essas bonecas ainda desfilam, mas pela diversão, pela brincadeira, pelas roupas e pelos trajes.
Roupas da época Atualmente
(Foto internet)
Máscaras:
A forma de esconder uma identidade. Os foliões que geralmente eram excluídos das festividades aproveitavam a oportunidade para se esconder e juntar-se à diversão., entre outras pessoas que caminhavam sem ser reconhecidos e cruzavam a cidade.
Máscaras atualmente: As máscaras têm influência em Veneza, Itália. Hoje são usadas para compor personagens, pela diversão e entretenimento da arte.

(Foto internet)
Gangue de Ossos e Caveiras do Lado Norte:
Uma antiga tradição de 200 anos, faz parte das raízes africana, no qual o objetivo era despertar o espírito familiar do cemitério para desfilar ao lado de seus ancestrais no Dia do Mardi Gras.
Atualmente: A tradição continua no Mardi Gras, o grupo caminha em uma missão para espalhar a paz, é possível ouvir o som de tambores batendo e o chefe Bruce "Sunpie" Barnes gritando: Se você não vive direito, o Homem de Osso, está vindo para você!

(Foto internet)
Homenagem aos Médicos da Peste Negra
(Foto Pesquisa - A Máscara & o Corvo: Mardi Gras, New Orleans)
Artigo Completo com história, curiosidade e informações sobre a Peste Negra. Nesse Artigo do Blog: Ghosts & Spells

(Foto Pesquisa)
No carnaval de Veneza ou no Mardi Gras, um personagem foi criado inspirado pelos médicos e suas vestimentas: Médico della Pesta, que usa as mesmas vestimentas, de forma mais moderna. que os médicos originais.
E com o passar dos anos, surgindo outros estilos, o mesmo conjunto de vestes e máscara foram sendo usados e atribuídos ao gênero steampunk.
Uma inspiração o carnaval deles, as cores e mesmo a parte sombria tem cultura e arte, tradição. Já participei, acho maravilhoso.
Adorei o post
Muito interessante, n'ao conhecia
Amei seu texto. Muito bem escrito, adoro suas pesquisas. Sempre com os temas bem apresentados. E ao falar do sobrenatural, escreve sempre com muito respeito aos dois mundos. Estou acompanhando sobre New Orleans, tem me interessado banstante.
Amanda
Já tinha lido sobre o carnaval, mas não sabia de nada disso. Que legal seu texto. Gosto quando as pessoas escrevem com imagem, fica legal para ler.
Show, bela pesquisa. Muito bacana ver 0 carnaval de outros lugares😊