Das Lendas à Realidade – Rungholt: A cidade submersa
- Thais Riotto
- 4 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Local: Mar do Norte, no litoral da atual Alemanha.

Algumas lendas medievais contam sobre escutar o som de sinos nas profundezas do Mar do Norte...
Ano de 1362:
Registros históricos contam sobre a lenda da rica e prospera cidade chamada de Rungholt, seu comercio era farto e com isso elevava o padrão dos moradores, mas com a riqueza vieram os pecados, as mentiras, a luxúria.... e os Deuses dos mares levaram a cidade para as profundezas.
Ano de 2023:
Um grupo de arqueólogos das Universidades alemãs de Christian-Albrecht (Kiel) e Johannes Gutenberg (Mainz), descobriram ruinas e vestígios como base em analise do solo e geografia, que sem estende por cerca de 02 quilômetros.
Mas a descoberta foi além, é mais do que ruinas de uma antiga cidade, que foi levada para as profundezas, informações analisadas do solo, de objetos encontrados como cerâmicas e armas, levam a descoberta de uma lenda, que na verdade sempre foi um cidade real. Por isso, Rungholt é chamada popularmente entre os alemães de “Atlântida alemã”.
A verdade que levou a cidade as profundezas do oceano:
Pesquisadores confirmam que uma tempestade e uma enchente, conhecida como enchente de São Marcelo, atingiu a cidade medieval, e os fortes ventos, de um ciclone extratropical desencadearam uma poderosa tempestade, arremessaram a arquitetura e seus moradores para o fundo do oceano.
A maré atingiu o pico no dia 16 de janeiro de 1362, dia da festa de São Marcelo – por isso o nome –, resultando na morte de cerca de 25 mil pessoas.
Historiadores relatam que terá sido possível a sobrevivência dos moradores, mas a busca por corpos e outros objetos continuam.
A cidade submersa é um local peculiar, não há relatos de atividade paranormais, como vozes ou ruídos, nem mesmo os sinos que no passado e em alguns relatórios se diz ouvir, até hoje não foram ouvido pelos pesquisadores.
Parabéns, sou pesquisador e arqueólogo e tenho acompanhado seu blog, vou te escrever inbox, já pensou em trabalhar como mergulho? Tem uma visão excelente e diferentes, dá para perceber que é um diferencial, minha esposa é mergulhadora e gostamos muito do seu blog, com o Turismo Peculiar e Assombrado.
Sucesso!!