Quebra Nozes: Origem, História & Filme
- Thais Riotto
- 12 de dez. de 2021
- 6 min de leitura

Presente de Natal
Era noite de Natal, os irmãos Marie, Louise e Fritz estavam empolados e felizes, havia vários presentes embaixo da árvore. Mas havia um presente, muito diferente.
O Sr. Drosselmeier, que era padrinho de Marie, tinha uma habilidade única como artesão de relógios e um inventor de brinquedos. Marie, assim como os irmãos estava muito curiosa em saber o que o padrinho havia lhe dado, ele tinha dito alguns dias antes que seria um presente especial.
Quando enfim começaram abrir os presentes, viram um belo castelo com bonecos que se mexiam sozinhos, mas os movimentos ficaram chatos quando repetiam sempre a mesma coisa. E havia outros brinquedos que tinham o mesmo movimento e alguns de madeira que as crianças adoraram.

Marie & O Quebra Nozes
Marie, ficou encantada com um brinquedo que desembrulhou, um soldado de madeira pintado a mão, que em sua boca quebrava nozes e nunca perdia o sorriso. Os irmão vem que o soldado de madeira é divertido e querem colocar nozes e mais nozes, até que Fritz aperta com força o boneco e quebra lhe um braço.
Marie, pega o soldado de madeira, briga com o irmão e puxa um tira do próprio vestido, e envolve o braço do soldado no local, dizendo que vai cuidar dele, e que logo ficara bom.
As horas passam é hora de ir dormir. Marie pede aos pais para deixa-la ficar só mais um pouco, dizendo que assim que o Quebra Nozes dormir ela vai para o quarto. Vendo o carinho da filha com o brinquedo, os pais deixam que pela primeira vez ela vá dormir mais tarde.

Meia Noite
O relógio toca, avisando que são meia noite. O relógio dá a última badalada e Maria se assusta ao ouvir sussurros. De repente vê vários ratos saírem do relógio, com seu rei no comando. Um rato de 07 cabeças, e cada uma delas tem uma coroa.
Os ratos e o Quebra Nozes começam uma batalha, Marie fica surpresa ao ver seu brinquedo vivo e lutando com uma espada, os demais brinquedos ganho por ela e pelos irmãos, passam a forma um exército contra os ratos e deixarem serem liderados pelo Quebra Nozes.
Marie fica preocupada com o Quebra Nozes que luta bravamente, pega seu chinelo e tenta lançar contra o Rei dos Ratos, mas o chinelo voa da mão da menina e quebra o vidro de um dos moveis perto dela, fazendo com que o estilhaços caem sobre ela, ferindo a menina. Marie desmaia de dor.

Vidro Quebrado & Histórias...
Marie não entende como pode acordar em sua cama, olha ao redor, mas apesar de estar ferida que prova que ela não sonhou, todo o resto parece um sonho. Ela conta aos pais o que viu, mas nem eles, nem os irmão acreditam em Marie.
Tudo o que eles acreditam é que Marie quebrou o vidro do armário e se machucou. E agora está criando uma história de fantasias.
Mais tarde, seu padrinho chega para concertar o Quebra Nozes, e resolve contar uma histórias para as crianças, tentando resolver assim a briga entre os irmãos que continuam não acreditando em Marie.

O Sr. Drosselmeier, conta a história da Princesa Pirlipat
A Princesa Pirlipat
A princesa Pirlipat, era uma moça muito bonita, mas que foi vítima de um feitiço maligno, lançado sobre ela pelo Rei dos Ratos. Ela foi transformada em uma criatura de aparência monstruosa, mas teve a sorte de encontra um príncipe muito bondoso que acreditou em sua história, e que consegue desfazer o feitiço, trazendo sua beleza de volta.

Mas, o que ela não sabia era que tinha deixado a Rainha dos Ratos furiosa ao ter sua beleza de volta e encontrado o amor. Assim, ela resolve se vingar da princesa e transformar o príncipe em Quebra Nozes, muito feito, porém ainda com vida.
A princesa fica horrorizada de ver aquele homem, feio em o expulsa de seu reino. Já não ama mais e não o quer por perto. Dessa forma o Quebra Nozes vai embora, junto com seu tio, que também foi expulso do reino...
História interrompida
Marie para a história do padrinho, brava com a atitude da princesa, e conta que ela teria se casado com o Quebra Nozes mesmo assim, mesmo se o feitiço nunca se quebrasse.
O Sr. Drosselmeier, vai embora com um sorriso discreto, e as crianças vão dormir.
Noites de Chantagens
Marie ouve um barulho em seu quarto naquela mesma noite. Quando abre os olhos vê o Rei dos Ratos, que diz ter ouvido o que Marie falou e não gostou, então passa a fazer chantagem com a menina, e a cada noite pede algo: doces, brinquedos, comida ou ele irá quebra o Quebra Nozes.
Com medo de perder e de ver o Quebra Nozes ferido e sabendo que ninguém acredita nela, ela passa a dar o que o Rei dos Ratos pede.
Até que uma noite algo diferente acontece. O Quebra Nozes acorda Marie, antes que o Rei dos Ratos apareça e pede a menina uma espada para matar o Rei do Rato e defender Marie de suas maldades.
Marie pega a espada de um dos bonecos dos irmão e dá ao Quebra Nozes. Nessa noite a menina não recebe a visita do Rato.

Sete Coroas
Na noite seguinte, Marie espera para ver o que o Rei dos Ratos vai querer, e fica surpresa e feliz de ver seu herói, o Quebra Nozes lhe dando de presente as 07 coroas.
Depois convida Marie para ir com ele até o Reino da Bonecas, onde ele era o príncipe, caminham juntos por um tempo pelo reino magico. Mas quando chegam no castelo, Marie adormece.
Marie e sua História
Quando acorda está de volta em seu quarto, de novo sem entender o que aconteceu, e novamente ela conta aos irmãos e aos pais a história, e novamente nenhum deles acredita na menina.
Os pais a proíbem de falar de seus sonhos, que além de faze Marie acreditar ser verdade está assustando os irmão.
Marie, fica brava e chateada por ninguém acreditar nela. O tempo passa, e a menina cresce.

Alguns Anos Depois
Marie cresceu, agora é uma moça bonita e inteligente, guarda em segredo os sonhos que viveu quando criança. Um dia, enquanto esta em casa, recebe a visita de seu padrinho Drosselmeier, junto está um rapaz que ele apresenta como seu sobrinho, que veio vistar, ele mora em uma cidade distante.
Um jovem bonito, atraente, vestido de soldado. Marie sorri para o jovem, que lhe responde contando sua história.
O Sobrinho de Drosselmeier
O rapaz conta que estava preso em um feitiço, que Marie tinha quebrado ao dizer que se casava com ele, mesmo que fosse um Quebra Nozes feio. Que ele era o Quebra Nozes que estava ali, o tempo todo ao lado da menina.
Marie sorri ao ter certeza, de que todas as noites que ela viveu na infância, eram muito além de um sonho. Eles eram realmente reais, apesar de ninguém acreditar nela. O rapaz se declara e pede Marie em casamento.
Um ano depois, os dois se casam, e passam a viver uma vida de sonhos e realidade.
OBJETO QUEBRA NOZES EM FORMATO DE SOLDADO
O utensilio para quebra nozes, surgiu no século XVIII na região de Erzgebirge, na Saxônia, Alemanha. Era uma época em que a extração de metais da região entrou em decadência. E as nozes era muito comuns e baratas na região, e com isso muito consumidas.
Martelos e bigornas era m usadas para abri-las, mas com os metais em decadência, já não possível criar nenhum objeto. A única matéria prima que sobrou, foi a madeira.
E muitas famílias dependiam da confecção de objetos para vender e ter o sustento da casa.
Muitos eram artesões entre eles havia um homem que tinha muita facilidade e habilidade para confeccionar objetos. Alguns sites e artigos relatam que houve uma competição entre os artesões, para saber quem conseguia, com a madeira construir algo que pudesse realmente ser vendido.
Então, ele esculpiu e criou um Quebra Nozes, em formato de Soldado, onde na boca estava o mecanismo para quebras as nozes. O objeto fez tanto sucesso, que foi passando de geração para geração, e tornou-se popular na Alemanha.

Filme em português: Quebra Nozes - Canal Youtube: Filme da vovó
Na véspera de Natal, o padrinho de Marie, Drosselmeyer, dá-lhe um brinquedo estranho: um quebra-nozes de madeira esculpida na forma de um pequeno homem. À meia-noite, quando as celebrações crescem, todos os brinquedos magicamente ganham vida. O quebra-nozes
Nutcracker Ballet - Channel Official: Russian State Ballet and Opera House
Gostei, nunca entendi porque tanta publicidade em cima de um brinquedo. ou porque era decoração e tinha esse nome. Legal, seu blog.
Tô acompanhando.
sabia da historia, mas nunca imaginei que servia para nozes de verdade, legal