Portão de Plutão - Passagem para o outro mundo
- Thais Riotto
- 13 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Local: Hierápolis, Turquia

No ano de 1965, cientistas e arqueólogos italianos descobriram a porta para o mundo dos mortos, as ruinas de um antigo templo romano traz uma antiga lenda que diz que o local possui um portal até Hades, no mundo inferior.
Na antiguidade os peregrinos assistiam aos rituais nos degraus, durante o ritual cada um recebia uma ave de pequeno porte para ser leveda até abertura do portal, ali as aves usadas como oferendas eram mortas assim que o local as “sugava”.
Depois bebiam uma água alucinógena, completando o ritual. Alguns sacrificavam os touros em honra ao Deus Plutão.
Os arqueólogos, durante suas pesquisas e escavações perceberam que as aves de pequeno porte que se aproximavam da abertura morriam, esse fenômeno ocorre devido ao vapor quente e toxico que vem do solo. Esse vapor é uma alta concentração de dióxido de carbono.
Aves, animas pequenos e crianças morrem ao inalar esse vapor que só ocorre á noite, durante o dia o sol dissipa o gás, e o local se torna seguro.
E segundo a lenda, é um pouco antes de anoitecer que o portal abre para o mundo dos mortos, enquanto o sol ainda está quente, quando ele se apaga, o portal fecha e o vapor sela a entrada, matando os que se aproximam do local, dessa forma o portal protege a entrada para o mundo inferior onde Hades controla o mundo submerso.
コメント