Phanagoria: Um terço da Cidade está Submersa
- Thais Riotto
- 27 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Local: Rússia

Foi a maior cidade grega antiga na península de Taman, espalhada por dois planaltos ao longo da costa leste do Bósforo cimério. Era um grande empório para o tráfego entre a costa dos pântanos meócios e os países do lado sul do Cáucaso.
Fundada por volta de 543 a.C. pelos colonos Phanágoras que tiveram que fugir da Ásia Menor em consequência do conflito com Ciro, o Grande.
Localizada em uma ilha no antigo arquipélago de Corocondamitis, entre o Mar Negro e o Palus Maeotis, Phanagoria cobria uma área de 75 hectares (190 acres), dos quais um terço, atualmente está submerso no mar.
A exploração arqueológica começou no ano de 1822, quando “soldados cavaram em um grande túmulo, objetos de ouro e pratas.
A parte da cidade que está submersa ainda é um mistério dos oceano, algumas ruinas e detalhes já foram encontradas pelos mergulhadores e arqueólogos, mas ainda existe muito entre ruinas e objetos soterrados nas areias e espalhados pelo mar, devido ao movimento das correntes e de animais.
A busca que ocorre atualmente está me localizar mais de onde estão ruinas, arquiteturas e objetos de valor, tanto material, cultural e histórico.
O PDF a seguir (em inglês) conta mais informações da cidade e possui informações da varredura arqueológica que está acontecendo na parte submersa, tal como na parte terrestre, em busca de mais informações e relíquias históricas.
Comments