Natal Exótico – No Mundo
- Thais Riotto
- 18 de dez. de 2021
- 11 min de leitura
Atualizado: 8 de out. de 2023

Algumas tradições, curiosidades, personagens, formas inusitadas e exóticas no mundo na época do Natal. Uma viagem diferentes e divertida em uma breve apresentação.
Obs. O texto a seguir falar em geral, personagens e curiosidades, claramente, não todas as pessoas que gostam ou celebram o Natal da mesma forma.
ESTADOS UNIDOS
Grinch: (Dr. Seuss)
Criado pelo escritor Theodor Seuss Geisel, do qual é mais conhecido por seu apelido: Dr. Seuss. O Grinch foi criado no ao de 1957, para o livro How the Grinch Stole Christmas! (Em português: Como o Grinch Roubou o Natal!).
A intenção do Dr. Seuss, com o Grinch era fazer uma crítica ao comercio do Natal, mas dizem quem muitas pessoas não entenderam, e as que entenderam ignoraram o fato.
O personagem tinha uma personalidade muito mais maléfica, porém tornou-se um personagem querido do público e dessa forma Dr. Seuss, foi trabalhando a nova personalidade dele, e aos poucos a sua maldade, já era um pouco mais leve.

No Natal Real:
O personagem tornou-se tão querido pelas crianças e pelo público em geral que muitas pessoas acrescentam a imagem dele em suas casas para as decorações de Natal.
The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack): (Tim Burton)
Jack, o rei do Halloween, conhece a cidade do Natal. O filme tornou-se querido pelo público. Mas o que poucos sabem é que foi exatamente nessa passagem real entre o Halloween e o Natal que Tim Burton escreveu o poema que daria origem ao filme.

No mundo real, Tim Burton estava caminhando pela cidade, quando viu o comercio retirando as placas de Halloween, e anunciando as vendas para o Natal. Assim nasce em sua mente criativa um personagem, Jack, o rei do Halloween, vendo sua data favorita acabar e uma “cidade” sendo criada.
PDF do poema Original (inglês e português);
No Natal Real:
Jack e o universo peculiar de Tim Burton, transformou milhões de fã, e com isso muitas pessoas do mundo (não apenas dos Estados Unidos) decoram as casa para o Natal usando a temática de Tim Burton.
Uma Curiosidade para os Brasileiros: Tim Burton, já disse em várias reportagens, que ele ama o Brasil, sente em casa quando está no País!
SantaCon:
Ano de 1994, na cidade de San Francisco, California, começa um festival que tem suas raízes em um fato dinamarquês (segundo vários artigos e jornais). Houve um fato na Dinamarca, no qual um grupo de pessoas dinamarquesas vestidas com ternos carmesim, roubaram uma loja local.
Obviamente, foi retirado a parte do roubo, mas depois dessa data, muitas cidade ao redor do mundo, tem suas reuniões de pessoas vestidas de “papai e mamãe” Noel. E recebeu o nome de SantaCon, a caminhada circula por vários pontos da cidade e tornou-se um ato caridoso.
Com o passar do anos, o festival foi crescendo e tornando-se uma espécie de tradição em várias partes do mundo. Acontece entre os dias 14 e 22, e dias felizes, de alegrias e diversões.

CATALUNHA/ESPANHA
Presépio de Natal:
Os presépios natalinos, mantem em grande parte personagens conhecidos, mas esconde um personagem peculiar e tradicional, conhecido como: Caganer.

Caganer:
Um personagem de cócoras fazendo cocô, aparece em segundo plano nos presépios. Essa tradição iniciou como um ato de protesto contra o governo no século XVIII.E ao longo dos anos, esse personagem tornou-se uma tradição e também uma diversão para as crianças que passam a procura-lo nos presépios, em casas de famílias, amigos e pela cidade.
Alguns artigo, descrevem que outros pais da Europa, em algumas cidades também aderiram a tradição.
Tronco ou Caga Tió:
No mesmo sentido, existe um troco: Tronco de Natal ou Caga Tió. Colocado para enfeitar as casas. Ele é confeccionado como um tronco de arvore e pernas de galhos, tem um rosto sorridente e uma manta vermelha. (A manta está relacionada a festa da Imaculada Conceição, comemorada no dia 08/12.

O Tronco é cuidado pelas crianças, que o alimentam com frutas secas e nozes (alguns pais, brincam com as crianças, trocando os troncos, como se ao cuidar deles, eles estivem realmente crescendo), quando chega a véspera de Natal, é hora do tronco se desfazer de tudo o que comeu (defecar).
Para isso, as crianças cantam músicas tradicionais e atiram paus contra ele, para que ele transforme as frutas secas e nozes em sua barriguinha e libere em doces no dia de Natal.
No dia de Natal, as crianças vão até o Tronco, esperando que ele realmente tenha liberado os doces para elas.
JAPÃO
Há alguns anos um costume inusitado tem feito parte das tradições do Japão: Comer Frango Frito no dia de Natal. Segundo alguns dados publicados em jornais, cerca de 3,6 milhões de famílias fazem questão de seguir essa tradição.

Dizem que esse costume começou devido a uma campanha publicitaria do KFC, e ao que parece deu certo, as vendas aumentaram e por isso é muito comum ver nas mesas dos japonês grandes potes do frango frito dessa empresa, conhecida internacionalmente.
Curiosidade: KFC é uma empresa americana. As letras significam: Kentucky Fried Chicken, que significa em português "Frango Frito do Kentucky.

DINAMARCA
Presentes Todos os dias:

O mês de dezembro, é mês de todos os dias de presentes, para as crianças dinamarquesas.
É uma tradição antiga, os pais criam um calendário de pano com bolsinhos (algumas famílias optam por comprar) e em cada compartimento tem um presente (pode ser doce, brinquedo e lembranças pequenas.
O calendário é a contagem para a chegada do Natal. Na noite de 24 para o dia 25, os familiares dançam e cantam ao redor do pinheirinho.
Amêndoa Inteira:

Um prato típicos da ceia é uma sobremesa, um estilo de arroz doce com creme de leite e baunilha, no prato há várias amêndoas picadas e uma inteira.
Aquele que conseguir achar essa amêndoa inteira sem mastigá-la, ganha um presente.
HOLANDA
Natal em 05 de Dezembro:

Uma festa como o Natal, cheia de presentes, é comemorada no dia de São Nicolau.. Sinterklaas chega com seu ajudante Zwartepiet, as crianças recebem a dupla cantando e deixando cenouras dentro de meias nas portas de suas casas para o cavalo do "Papai Noel" holandês.
INGLATERRA
Caça à moeda:
A peculiaridade da ceia na é uma sobremesa chamada de Christmas Puddin (Bolo de Natal) que é servida servido com uma dose de brandy.

É um bolo feito com 16 ingredientes, entre frutas cristalizadas e cerveja preta, e preparado alguns meses ou até um ano antes da noite do Natal.
Os ingredientes são misturados por todos os membros da família, cada um mexe um pouco e faz um pedido, simbolizando paz e união. E exatamente nessa preparação que a sobremesa se torna peculiar.
Tradições antigas e até os dias de hoje, é colocado uma moeda. A diferença está no tipo de moeda, no passado era colocado uma moeda de ferro, nos tempos modernos, foi adaptada para uma moeda de chocolate.
Quem encontrar a moeda na sua fatia, tem o pedido realizado.

Outra tradição envolvendo esse prato típico, é ofertar uma fatia aos duendes, que em troca agradecem dando agrados. Alguns artigos, dizem que pode estar nessa tradição uma das origens aos ajudantes do Papai Noel.
NORUEGA
Cerveja & Natal:

Uma tradição antiga está no consumo de cervejas na época do Natal. Uma cerveja mais densa, levemente escura e doce. Alguns dizem que um gole e um pedido de Natal combina bem.
Esconda as Vassouras:

Na véspera do Natal, seguindo antigas tradições, as vassouras devem ser escondidas, pois nessa data as bruxas e os espíritos malignos saem em busca de vassouras para voar. Não achando, elas não podem voar e causar confusão nessa época do ano.
Santa Luzia & Tradição:

No dia 13 de dezembro, a filha mais velha da família é vestida de branco.
Coloca sobre a cabeça uma coroa com 07 velas, e dessa forma serve o café e bolinhos para todas as pessoas de sua família.

Essa tradição, repete o que a Santa Luzia (ou Santa Lucia) fazia. Quando em noites escuras, caminhava para distribuir alimentos aos necessitados.
Como tinha as mãos ocupadas, com as comidas, colocava as velas coladas em uma coroa na cabeça para clarear o caminho.
Canal Oficial: Sweden
RUSSIA
Natal só em Janeiro (Moscou e Kiev):
Assim como outros países com forte presença de cristãos ortodoxos, eles celebram a data no dia 7 de janeiro.

Eles seguem o calendário juliano, criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório no dia 13 do ano de 1582, que é amplamente difundido.
Há 13 dias de diferença entre os dois calendários, o que explica por que o Natal não é celebrado em 25 de dezembro nesses países.
SUÉCIA
Queime ou Não queime o Bode de Gävle (Ou Cabra):
No ano de 1966, a cidade sueca de Gävle, mais ou menos localizada a cerca de 100 quilômetros ao norte de Estocolmo, projeta e constrói uma cabra/bode gigante de palha que possui 13 metros de altura.

As autoridades da cidade ficam e alerta e a festa é realizada com todo o cuidado.
A verdade é que a tradição limita-se a erguer a escultura, mas muitos tentam atear fogo ao bode, e alguns jornais locais descrevem, que a cabra/bode realmente é acesso no fim das festividades. Sobrando apenas a estrutura de ferro que a mantem em pé.
VENEZUELA
Patinadas - Patinar & Rezar:
Uma tradição ocorre todos os anos na Venezuela, os fiéis cristãos não deixam de ir à missa no Natal, mas alguns bairros reúne um grupo de pessoas para patinar, nas chamadas "patinatas".

Uma outra tradição, aos que vão patinar tem a ver com as cortinas: As pessoas que vão de patins às igrejas costumam puxar as cordas penduradas do lado de fora das janelas dos quartos.
As igrejas locais costumam organizar esses festivais noturnos em que as crianças andam de skate, patins e bicicleta após participarem da missa. As ruas são fechadas ao tráfego, para que esses passeio e diversão seja seguro.
PORTUGAL
Consoada: A Ceia servida para os mortos:
No dia 24, véspera do Natal. Os portugueses fazem uma ceia que recebe o nome de Consoada. É tradição que, após a refeição, a mesa deve permanecer intacta durante a noite, um respeito aos membros da família que já faleceram.

Algumas casas, algumas famílias, costuma deixar os lugares vazios na mesa, reservados aos entes queridos que morreram, recentemente.
MEXICO
Rabanete Natalino:
No dia 23 de Dezembro, na cidade Oaxaca, no México acontece uma exposição pública de esculturas feitas de rabanete, incluindo presépios natalinos. A noite dos Rabanetes é uma tradição do final do século XIX.

Teve início quando, escultores vendiam suas obras no local. Um grupos de agricultores que passavam no local vendo suas verduras, tiveram uma ideia diferente, para chamar atenção do público: Esculpir suas próprias figuras em frutas e verduras.
O resultado foi o esperado e desde então, mais de um século depois, a exposição continua acontecendo. Mas, um prêmio foi adicionado, a escultura eleita como a mais bonita leva 12 mil pesos (cerca de R$ 2 mil) para casa.
ÁUSTRIA
Krampus:
Uma criatura mitológica é um ajudando do Papai Noel, contudo o ser, não é muito amigável e sua aparecia, é um pouco diabólica. E, tem uma função como ajudante do Papai Noel.
Ele pune aquelas que foram desobedientes e malcriadas durante o ano, capturando os pequenos e colocando dentro de um saco.

Uma tradição de Natal, está no uso das máscara de Krampus, quando as pessoas saem na rua usando-as, alguns usam a fantasia completa.
O festival é conhecido pelo nome de: Krampusnacht. Krampus é um ser com parte bode, parte demônio, tem "olhos em brasa, pele emaranhada e chifres de veado retorcidos que bate nas pessoas com galhos de bétula. Sua origem está ligada na própria Áustria.

A lenda conta que na noite anterior à chegada de São Nicolau, Krampus vasculhava as aldeias em busca de crianças malvadas. Cada um que ele pegasse era espancado com o galho de bétula que carrega, depois a levava para o seu covil, em alguns as crianças eram levadas para o inferno, para que o Diabo cuidasse delas.
ALEMANHA
Perchta: Bruxa do Natal
Sua lenda vaga há muitos anos, do Sul da Alemanha, no dia 06 de Janeiro, ou na décima segunda noite, ela vagava pelo campo visitando as casas, procurando as crianças que eram boas ou más. Mas só se interessava pelas más.

Diz a lenda que ela também verificaria se as moças da casa haviam completado a fiação de linho/ lã e se a casa estava limpa. Se achasse a casa suja ou a fiação incompleta e não sentisse que o lugar era de boas pessoas, usava sua faca e cortava o estômago daqueles com quem estava insatisfeita, substituindo-os pedras e palha.
No Blog tem um pouco mais sobre outras personalidades que ela possui ao redor do Mundo: https://thaisriotto.wixsite.com/ghosts-spells/post/berchta
Sinterklaas:
E as crianças boazinhas recebem a vista de Sinterklaas, que deixa presentes em seus sapatos.

ESTÔNIA
Noite de Natal é na Sauna:

É tradição antiga, relaxar na sauna na noite de Natal, não se tem uma data exata de quando as saunas surgiram, alguns registros datam do período neolítico, quando eram feito buracos no chão, e eram enchidos com pedras quentes e águas, para sentir o vapor.
UCRÂNIA
As Aranhas do Natal:
As árvores de Natal são decoradas com aranhas e teias. Com se uma aranha de verdade tivesse passado o ano criando suas teias por toda a árvore.

A lenda é exatamente sobre isso. A Tradição, vem de uma lenda antiga da Europa Oriental, conta sobre uma casa, onde morava uma viúva e seus filhos. Mas, eram muito pobres e com isso ela não tinha dinheiro para decorar a casa para o Natal como os filhos gostariam, e nessa noite eles foram dormir muito tristes.

As aranhas que viviam na madeira no alto da cabana ouviram a história, e resolveram presentar a família, que apesar de muito pobre eram muito bons. Teceram suas teias em uma arvore próxima a cabana, quando o dia amanheceu o sol transformou as teias em ouro e prata.
Quando a família acordou havia felicidade, e desse dia em diante nunca mais faltou comida e a casa tinha fartura.
A lenda, se transformou em tradição. E até hoje, as famílias decoram suas arvores dessa forma, e ver uma aranha próxima a árvore na Noite do Natal, é considerado sorte.

POLÔNIA

Quando a primeira estrela é vista no céu, só então se pode comer. A ceia só é servida, quando uma estrela é avistada no céu.
ÁFRICA DO SUL
O Espírito de Danny:
Na África do Sul, as crianças não comem e nem mexem nas bolachas deixadas ao Papai Noel, com medo de Danny.

A lenda do menino, conta que ele comeu os biscoitos de Natal feitos para o Papai Noel e sua avó ficou furiosa e o matou e desde então, seu espírito vaga perto da data do Natal, assustando as crianças para que não façam o mesmo.
SUL DA ÍNDIA

O Sul da Índia, no Natal, para representar sua herança celebrando uma data especial e feliz, as pessoas costumam usar bananeiras e mangueiras como árvores de Natal.
PAÍS DE GALES
Mari Lwyd:
Você é uma criança (ou pode ser um adulto) e ouve uma batida na porta. Então, você vai abrir e preferia não ter aberto. Do outro lado está um crânio deum cavalo com uma longa capa esvoaçando...

Essa é a tradição do País de Gales. As pessoas na época do Natal, se fantasiam ou colocam um crânio de cavalo sobre um pau e saem cantando pela rua, desejando um feliz natal.
Esse crânio vem do mundo dos mortos, assumindo a forma de um ventríloquo, para desafiar as pessoas com duelos e rimas, se perder exige que a pessoa mantenha o crânio em sua casa até o próximo natal.
FRANÇA
Han Trapp:
Na região de Alsácia na França, todos conhecem Han Trapp, que volta no Natal, e vai de porta em porta à procura de crianças pequenas e malvadas.

A lenda contra que um homem local, conhecido por sua ganância e maldade, usou de bruxaria para negociar com o Diabo, querendo ter fortuna. Mas não conseguiu o acordo, ao contrário, perdeu o pouco e tudo que tinha e com isso começou a vagar pelo campo disfarçado de espantalho.
Até que um dia resolveu raptar uma criança, um menino pastor e come-lo. Ele matou o menino, mas antes de come-lo, Deus o castigou, matando-o com um raio e o deixando para sempre com aparecia de espantalho.
Algumas lendas contam que mesmo em espírito, ele é visto como um espantalho, feito de pano e palha.
BÉLGICA – FRANÇA - SUIÇA
Père Fouettard:
Conta uma lenda que na época de Natal um açougueiro sequestrava, roubava e matava crianças ricas, e escondiam suas vítimas em barris com sal.

Um dia, São Nicolau descobriu, e trouxe todas as crianças à vida. E ele foi punido, só pode caminhar com ele, São Nicolau, e por isso eles o segue todo o Natal, mas só podem lidar com crianças malvadas, repreendendo-as.
Durante a semana outras Curiosidades de Natal e no Dia 25 a Origem do Natal...

Fontes de Pesquisas:
Site oficiais, jornais como BBC, Fox News, Los Angeles times, New York times entre outros.
eu já mais andaria com velas na cabeça, ia me queimar, queimar a casa... kkkkkkkk mas as teias na arvore eu gostei parece o estilo Tim Burton que eu amo
muito legal, bem diferente e uma cultura bem diferente da outra.
gostei do Post, estou acompanhando seu blog h[a um tempo e tamb[em conhe;o seus livros, adoro e indico todos.