Museu Subterrâneo: Túnel da Rota
- Thais Riotto
- 29 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Local: Av Tiradentes, 440, Estação da Luz, São Paulo/SP

O edifício foi projetado por Ramos de Azevedo, construído no ano de 1892. Inicialmente possuía cerca de 3 quilômetros de extensão, o túnel de tijolos cerâmicos e terra batida, foi construído com materiais importados, da França vieram as telhas, da Itália os tijolos e da Letônia o pinho.
Os tuneis interligavam o prédio do quartel de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a ROTA até a antiga penitenciária da Avenida Tiradentes, e havia alguns outros tuneis que se espalhavam pela cidade, ligando a ROTA até outras bases de segurança da Polícia.
Atualmente grande parte desses tuneis subterrâneos estão fechados devido à instabilidade das paredes. E o prédio do quartel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).
O túnel da ROTA, foi transformado em um Museu Subterrâneo, possui salas que contam parte da história do quartel através de fotografias de época, cartazes e objetos.
É possível visitar, de forma gratuita. Dura 01horas, Às sextas feiras às 10 horas e o tour é guiado por policiais do Batalhão da Rota, precisa apenas chegar 15 minutos antes das 10h e dirigir-se a portaria com documento com foto.
NÂO pode ser realizada com algumas vestimentas: chinelo, shorts, bermuda, roupas curtas e/ou transparentes, por respeita ao quartel. Opte por tênis, calça jeans, camiseta discreta, sem decotes.
Mais informações:
E-mail: rotap5@policiamilitar.sp.gov.br
Telefone: (11)3315-0188 | 3315-0992

Comments