Mini Cidade Submersa: La Pierre Fourmigue
- Thais Riotto
- 24 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jan. de 2024
Local: Golfo de Juan, Riviera Francesa.

No Golfo de Juan, há um pequeno farol que marca a localização de uma minicidade há 30 metros de profundidade. A cidade é completa, composta de edifícios, hotel, casas, igreja, cabelereiro, anfiteatro, supermercado e praça da cidade. A cidade total possui 100 m².
Construção & Motivo:
A cidade submersa foi construída entre 1963 e 1965, e levada para o fundo do oceano por mergulhadores. A intenção era mesclar cenários em terra com o mar, para que as cenas do musical fossem mais realistas.
O motivo dessa cidade era um set de filmagem que faria parte de um musical infantil: L'Enfant et la Sirène (em português: A Criança e a Sereia), dirigido por Sylver Néjad Atzamba.
Contudo devido alguns problemas de orçamento e outras questões que não foram divulgadas, o música nunca saiu do papel, o roteiro ficou guardado e a cidade nunca foi vista pelo público em geral.
Mergulho:
Contudo mergulhadores da região, a encontraram durante seus passeios submersos e começaram a divulga-la como ponto de mergulho, atraindo visitantes de vários lugares.
A Riviera Francesa, adicionou o ponto, com um local de turismo de mergulho, aproveitando que no golfo já há outros pontos, como corais e um naufrágio (10 a 25 metros, considerando os destroços).
Breve informação sobre o Naufrágio Spahis:
Spahis era um navio a vapor de 52,8 metros de comprimento e 7,45 metros de largura, lançado em La Seine em 1864. Pertenceu à Compagnie de Navigation Mixte até 1874, depois sucessivamente à empresa Fraissinet (até 1883) e à empresa Morelli até ao seu naufrágio. 9 de outubro de 1887.
Naufrágio de nível 1 e acessível no mergulho noturno.
Site Oficial em Frances: https://aqualonde-plongee.com/spahis
Restauração da Cidade: Ano de 2007
No ano de 2007, empresas de mergulho do local montaram um projeto, para restaurar a cidade, incluindo pequenos ladrilhos, pontes e outros detalhes. Que apesar de algumas partes já estarem cobertas pela vida marinha, outras ainda estavam expostas e precisavam de restauro.
Ano de 2022:
Atualmente a cidade está quase toda coberta por vida marinha, e seus moradores, peixes e outras criaturas marinhas, dão vida a um espetáculo único todos os dias.
Os detalhes foram cobertos por corais, mas ainda dá para ver detalhes de cada arquitetura, e alguns trechos detalhes pequenos que ainda mostram a delicadeza de sua construção.
Livro: Le village dans la mer
Uma história de ficção foi criada com base nessa pequena cidade submersa.

A versão do livro, até o momento, está apenas em Frances. Mas uma tradução livre para o português da sinopse do livro, dá para entender o roteiro da história.
Philibert está farto! Há já algum tempo que a sua pequena aldeia construída numa ilha no meio do oceano já não é o paraíso que ele sonhava!
O mar sobe cada vez mais a cada ano e a intensidade das chuvas primaveris obriga os aldeões a refugiarem-se nos telhados das suas casas. Philibert não tem outra escolha, ele deve proteger sua casa, legado de seus avós.
Poderá o gigante que vive na ilha vizinha ajudá-lo a salvar a sua herança e a tornar a sua aldeia segura? O melhor lugar para se viver na terra não é onde estão as pessoas que você ama?
É uma história maravilhosa sobre a importância das conexões que desenvolvemos com um pequeno toque ecológico para conscientizar os jovens sobre as mudanças climáticas. Philibert demonstra que, em última análise, o que há de mais precioso não se encontra num baú de tesouro!
Site Oficial da Editora: https://editionsdelisatis.com
Comments