Mercado de Vodu
- Thais Riotto
- 10 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2023
Local: Akodessawa Marche des Feticheurs, Lomé, Togo, África.

O Mercado:
Ao chegar no subúrbios de Lomé, se vê de longe um portão, ele é a entrada para um Universo místico para alguns, sombrio para outros.
Exposto em bancadas de madeira, estão os mais diversos objetos: talismãs, ossos, patas, esqueletos de animais, ervas, espinhos, flores, conchas, bonecas, elixir, pó de diversos artigos, remédios, sementes, sangue entre outros.
Os artefatos carregar uma energia única, e são usados por sacerdotes, curandeiros, feiticeiras para os mais diversos rituais. Esse é o maior Mercado de Vodu do mundo.
Existe por todo espaço placas de madeiras e cartazes anunciando os nomes dos sacerdotes, curandeiros e feiticeiros, para aqueles que buscam por ajuda.
O Vodu:
Tem origem da África, e espalhou-se através dos escravos. Durante os rituais há música, dança e muita comida.
Quem conduz o ritual é o líder, quando homem é chamado de hougan. Ou quando a líder é uma mulher, recebe o nome de mambo.
Na cerimônia, os participantes são induzidos ao transe e incorporam os loas, entidades as vezes boas, outras ruins.
O que poucas pessoas sabem, por falta de conhecimento, é que o Vodu, assim como qualquer outra religião, possui os dois polos de magia, a magia branca e a magia da sombras, e cada uma delas, pode ser usada para o bem ou para o mal, ou seja, o mal está em quem coloca foco na magia que está sendo usada e direcionada.
O Vodu também é uma magia muito usada para a cura seja física ou espiritual, aberturas prosperas de caminhos, quebra de demanda espiritual, fechamentos de ciclos negativos entre outros. Assim como, pode e é usada muitas vezes para proteção.
O Sacrifício:
O termo não é apenas usado para sacrificar alguém ou algum animal visando o mal, mas muitas vezes o sacrifício terrestres está em fechar ciclos espirituais e caminhos, para que se possa seguir uma nova jornada.
Assim como as pessoas precisam as vezes sacrificar uma situação para que outra seja vivida, assim é Vodu. Sacrificar algo para que outra situação ocorra.
E em muitos rituais, os animais são sacrificados como uma representação de algo, e nesse ponto embora haja muitas divergência sobre a morte de um animal, é preciso lembrar que existem tradições milenares envolvidas.
Comentarios