Madame Tussaud: Cabeça Decapitadas & Arte
- Thais Riotto
- 16 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de out. de 2023
O Mundo Sombrio por trás da Fama de Madame Tussaud. A Arte da MORTE até as celebridades que conhecemos.
Uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo. Rica em detalhes, das mais diversas fisionomias das celebridades. O Mundo das artes retratada através das delicadas esculturas de cera... Mas, afinal como essa arte começa? Em uma história sombria...

(Fotos Internet)
Marie Grosholtz, nasceu no ano de 1761, filha da governanta da casa de Philippe Curtius, um anatomista que fazia esculturas em cera. Philippe fez de Marie sua aprendiz e conforme ela aprendia ele se encantava com o talento dela para o ofício.

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Algum tempo depois, durante a Revolução Francesa, a arte de Curtius ganha popularidade. A arte reportava os eventos da revolução, as batalhas de rua, à queda da bastilha, os mortos e seus rostos. Curtius e Marie recriavam os rostos daqueles que morreram na guilhotina. Cabeça decepadas.
Marie chegou a fazer uma escultura da cabeça de Maria Antonieta, imediatamente depois da decapitação.

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“As esculturas, normalmente eram cabeça de cera moldada num manequim, uma forma de reportar os eventos da revolução sem a censura dos jornais e teatro” Trecho do livro de Pamela Pilbeam - Madame Tussaud and the History of Waxworks.
Era um trabalho delicado, que precisava de equilíbrio emocional. Marie, sentava-se, colocava a cabeça ensanguentada em seus joelhos, dessa forma conseguia ver os detalhes da fisionomia e reproduzi-los.

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Mas arte ia além da esculturas, o trabalho artístico mesclava com a agilidade de observar os eventos políticos. Era quase que uma corrida do ouro, quem chegava primeiro conseguia fazer as máscaras mais importantes.
Marie era uma observadora nata e ágil. Um dos eventos importante da história relaciona-se com Charlotte Corday, quando em seus 24 anos ela assassinou o revolucionário radical Jean-Paul Marat, um dos principais líderes da Revolução Francesa. em sua banheira
Marie foi rápida, chegou a cena antes da polícia, trabalhava no rosto, na máscara da morte quando os policiais chegaram para levar a assassina embora.
No ano de 1794, Philippe Curtius morre deixando todo o seu negócio de esculturas como herança para Marie, um ano depois ela se casa com Francois Tussaud, mas no ano de 1802 ela decide ir embora da França, levou com ela os filhos, o sobrenome do marido e as cabeças de cera de figuras aristocráticas, e mudou-se para a Inglaterra.

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Quando chegou no período das Guerras Napoleônicas, foi impedida de voltar para a França e resolveu criar um show itinerante pelo Reino Unido e assim o fez por quase três décadas. O marido, nunca mais o viu.

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Era boa no que fazia, sabia preparar cada detalhe, fazia cuidadosamente a publicidade antes de sua chegada na próxima cidade, usando de anúncios em jornais e catálogos de exposição. Maria, se apresenta como Madame Tussaud e dizia que seu trabalho era um serviço importante e público.

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“Madame Tussaud, oferecendo esse pequeno trabalho para o público, tem empreendido para unir utilidade e entretenimento. Nas páginas seguintes há um resumo geral da história de cada personagem representado na exibição. Isso irá não apenas aumentar o prazer por não se tratar de uma mera vista de figuras, mas também trará para as mentes de pessoas jovens bastante conhecimento bibliográfico, um tipo de educação universalmente reconhecida como sendo da maior importância” Trecho do livro de Pamela Pilbeam - Madame Tussaud and the History of Waxworks

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Passam-se vinte anos. No ano de 1835 Madame Tussaud escolhe um espaço e abre o seu museu de cera na Baker Street, uma das ruas mais movimentadas daquela época. Aos 74 anos ela ainda cumprimentava os visitantes, um por um, que iam visita-la e conhecer seu trabalho. O Museu tinha espelhos por vários ângulos para que cada arte fosse contemplada por várias perspectivas.
Nessa época, além do fascínio pela morte estava também a família real. A popularidade de seu trabalho a permitia fazer modelos da elite europeia, além de comprar vestimentas da coroação do Rei George IV e a carruagem de Napoleão para criar a uma exposição, que ela nomeou de Câmara Dourada.
No ano de 1840 ela recriou a cena do Príncipe Albert colocando o anel de noivado no dedo da Rainha Victoria, com todos os detalhes da cena original. Conseguindo inclusive, permissão da Rainha para fazer uma cópia precisa de seu vestido de casamento.
Havia, uma outra Câmara, intitulada como Câmara dos Horrores, onde ela exibia as cenas de assassinatos, incluindo as roupas dos criminosos a caminho da execução, para aumentar a veracidade de seu trabalho. Assim como uma guilhotina em tamanho real e obviamente as cabeças de Luís XVI, Maria Antonieta e Robespierre.

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O Museu de Cera Madame Tussaud é uma das atrações turísticas mais populares da Inglaterra.
No ano de 1850, Marie Grosholtz, conhecida como Madame Tussaud falece. E os anos que vem a seguir, até os tempos modernos (atuais) o museu. continua sendo o mais popular entre as atrações turistas do mundo, ganhando novas galerias, exposições e novos rostos de personalidades e celebridades.

(Fotos Internet - Atriz Jane Lynch e sua personagem Sue Sylvester - Glee)

(Fotos Internet)
Algumas das esculturas originais criadas por Madame Tussaud ainda estão no Museu que localiza-se em Londres.
Marie ou Madame Tussaud, foi uma grande artista, retratam fatos da história por uma perspectiva diferenciada e de grande importância.

(Fotos Internet)
A escritora Kate Berridge, em seu livro Madame Tussaud: A Life in Wax, enfatiza a importância dessa grande artista: “As esculturas de cera de celebridades apresentadas sob seu nome são facilmente descritas como entretenimento frívolo e chamativo. Isso serve para subestimar sua função original, num período com referências de imagens limitadas, de alimentar a narrativa visual dos eventos”.
Uma Curiosidade sobre a Câmera dos Horrores:
No Museu de Londres, segundo pesquisas de pessoas que estiveram no local, atualmente a exposição vai além das esculturas de cera, mas tornou-se um teatro, no qual atores se misturam pelo labirinto de salas e levam alguns visitantes aos gritos.
“Um blogueiro escreveu sobre seu encontro no labirinto: “Conforme você entra nesse labirinto de corredores cujo tema parece uma prisão (com todos os tipos de figuras de cera horríveis trancadas nas várias celas), você começa a perceber que parte disso as celas da prisão estão vazias. Ou melhor, as portas dessas celas foram deixadas destrancadas. O que significa que o assassino que estava ocupando esta cela agora deve estar solto em algum lugar dentro desta prisão horrível. Talvez em algum lugar muito perto de você” Trecho retirado do blog de Wendy Geister (o texto original está em inglês – blog: http://www.theadventurepost.com/all-posts/madame-tussauds-chamber-of-horrors-still-causes-shivers/

(Fotos Internet)
Site Oficial: https://www.madametussauds.com
Museus pelo mundo, acesso ao site de cada cidade, no site oficial.




Nossa que show seu post, gostei de ler e das fotos!!!!!!
Não tinha nem ideia de toda a história. Adorei
Amei seu texto, não tinha nem ideia dessa história, já conheci alguns dos museus, mas como curiosidade por ser museu de cera. Compartilhei o post com varios amigos, porque achei maravilhoso a história (triste, forte) mas muito bacana ver que de algo tão sombrio o museu ganhou fama e hoje é conhecido internacionamente pelas replicas de muitos famosos, em diversas areas. Parabéns pelo Blog,