Japoneses criam projeto de cidade sustentável Submersa
- Thais Riotto
- 6 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Local: Japão

A empresa Shimizu Corporation, trabalha na criação de um projeto desde o ano de 2014, com a intenção de criar uma cidade submersa sustentável, ou seja, tentar tirar o máximo de proveito do uso da energia, água e comida do fundo do mar, porém sem levar prejuízo ao oceanos, mas fazer esse equilíbrio de forma justa.
O projeto arquitetônico é um globo flutuante de 500 metros de diâmetro, que compõe um hotel, residências e outros espaços de entretenimentos, junto de um complexo comercial de 3 km ou 4 km abaixo da superfície se estenderia por 15 km até o fundo do mar.
A empresa está em processo de criação da interfase: "Agora é a hora de criar uma nova interface com o mar profundo, fronteira final da Terra: romper com os padrões anteriores de desenvolvimento da terra e optar por um plano que se destina a promover uma verdadeira sustentabilidade, maximizando o uso dos recursos das profundezas do mar".
A empresa atua em parceria com a Agência Japonesa de Ciência Terrestre e Marítima e a Universidade de Tecnologia de Tóquio. No começo a estimativa era de 05 anos, mas essa tempo já foi alterado visando questões técnicas, assim como o custo que estava estimado em R$ 66 bilhões.
Apesar de ainda estar em projeto, a empresa diz que mesmo sem ter uma data prevista de inauguração o complexo já existe e está em fase de experimento para que possa funcionar adequadamente em equilíbrio com a vida marinha.

O futuro da humanidade e das imobiliárias, já pensou a fortuna que vai ser?