top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

Dollhouse haunted - Casas de Bonecas

Atualizado: 8 de out. de 2023

Origem, Arquiteturas & Estilos


A primeira casa de bonecas em miniatura, surge em 1558 pelo Duque da Baviera Albrecht V, que encomendou a construção da mesma para sua filha, contudo a casa foi construída rica em detalhes, tornando-se uma obra de arte do qual o Duque a incluiu em sua coleção. Mas um incêndio em 1674 no palácio destruí tudo incluindo a casa de bonecas.


(Foto Internet)


Uma curiosidade está na grafia original da criação desse projeto, no livro do colecionador Faith Eaton ele explica que o nome original vem como casa em miniatura, o que significa que não é uma casa para brincar, mas uma obra de arte, mas ao longo da história, os detalhes ricos de uma casa igual a de seus donos, o nome popular passa para casa de bonecas, o que passa a dar ideia de uma casa para brincar, mas ainda assim apesar do nome as casas de bonecas em miniaturas, cheias de requintes e detalhes, produzidas nos mais diversos matérias continuam sendo obras para colecionadores de arte.



(Foto Internet)


Dando sequência a história, outra documentos dizem que a casa de bonecas foram construídas com outro proposito foram criada para adultos e estão associadas à riqueza servindo como marcadores de classe social e status.


A casa de bonecas mais conhecida do mudo é a Queen Mary's, projetada por Sir Edwin Lutyens no ano de 1924, com o paisagismo criado por Gertrude Jekyll, a casa precisou de mais de 1.500 artesãos e anos para ser concluída. Possui eletricidade, elevadores, água quente e fria, uma adega totalmente equipada, uma garagem com carros com motores funcionando e um jardim A casa está em exposição no castelo de Windsor na Inglaterra.


(Foto Internet)


A Casa de bonecas Stettheimer (1916/1935) – Por quase 20 anos, a artista Carrie Walter Stettheimer projeto detalhadamente móveis e decorações artesanais para sua luxuosa casa de bonecas que contêm 12 quartos no qual vários artistas fizerem parte desse projeto. A casa é um exemplo de luxo e sofisticação da Era Dourada de Nova York e traz pequenas obras de arte de vanguarda penduradas nos elegantes cômodos.


(Foto Internet)


Na Inglaterra do século XVIII, surgiu a versão “Baby House“ que era na verdade uma réplica exata da casa do proprietário com a intenção de mostrar sua riqueza aos visitantes. Hoje essa casa é considerada uma das miniaturas mais famosas do mundo.


A cozinhas de Nuremberg, foi projetada sem riqueza de detalhes contém uma lareira, panelas, e vassoura de palha. Pois teve a função de ensinar as meninas como gerenciar não apenas os objetos da casa, mas também seus criados. Não tinha o sonho, nem a fantasia do brincar era a educação de aprender como serem donas de casa.


(Foto Internet)


Casa de bonecas de Sara Rothé: Sua casa mostrava a riqueza do casal, Sara era casada com um rico comerciante de Amstel. Sua casa com quadros em miniatura, de alguns centímetros quadrados, pintados por verdadeiros artistas. Na salinha de jantar, a mesa sempre pronta com talheres de prata e pratos de faiança. Uma biblioteca impecável rica em detalhes dos mais diversos títulos em livros.


(Foto Internet)


Na década de 1970 o interesse cresce pelas casas de bonecas, de colecionadores e adultos interessados em reproduzir e possuir as miniaturas de casas e estabelecimentos Darren Thomas Scala cria para divulgar a sua loja D. Thomas Fine Miniatures a hashtag #rethinkdollhouse. A loja fica no Condado de Westchester, Nova York. Na loja as casas de bonecas estão expostas de várias formas desde pedestais, espaços em galerias até salas de artesanatos onde é possível produzir as próprias casas dos mais diferentes modelos.



(Foto Site da Loja)

(Foto Site da Loja)


A Casa de Bonecas por Miriam Schapiro e Sherry Brody. Farta do mundo da arte dominado por homens no ano de 1972, Judy Chicago e Miriam Schapiro, co-fundadoras do Programa de Arte Feminista do Instituto de Artes da Califórnia, criaram esta casa de bonecas no qual todos os cômodos, da cozinha aos armários e banheiros, trazem obras de arte que exploram vários aspectos da experiência feminina. O projeto transformou-se em momento decisivo na história da arte feminista, a cozinha vazia, um bebê monstro em um berço. No estúdio, um homem, sendo apresentado como um modelo nu para uma pintura abstrata.


(Foto Internet)


Casa de Petronella Oortman (1710), tem uma estrutura diferente, transformou-se em atração turística. A história começa no ano de 1686 quando Potronella adquiriu uma casa de bonecas e cuidou até 1710, utilizando materiais exclusivos que transformaram cada cômodo em um ambiente de luzo e encanto, uma verdadeira obra de arte. Após seu falecimento, a casa foi como herança para sua filha que a passou para outros membros da família, até que em 1821 foi adquirida pelo estado e pode ser vista até hoje no Rijksmuseum (museu nacional de Amsterdã).


(Foto Internet)

(Foto Internet)


Casa Caleidoscópio. A artista Laurie Simmons já tinha sua obra conhecida em suas fotografias dramáticas, das quais as coloca em suas casas de bonecas projetas para adultos e crianças. Essa casa em particular ela a chama de futurista, ganhou destaque na mídia no ano de 2001.



(Foto Internet)

(Foto Internet)


Além dessas casas de bonecas que sempre foram conhecidas e admiradas, também há um outro universo encantadoramente belo criado por artistas que trabalham no mundo sombrio com as Casas Mal-assombradas (em inglês Dollhouse haunted)


(Foto Internet)

(Foto Internet)

E não apenas artistas individuais, mas empresas de brinquedos tem dado foco a esse novo e belo estilo de casas, para crianças e colecionadores.


Com ricos detalhes, de uma casa abandonada ou assombrada, tem trazido replicas perfeitas de várias casas de filmes e reais, assim como criações.


(Foto Site Playmobil)

(Foto Site Playmobil)

Uma tendencia cada vez maior em várias partes do mundo, aos apaixonadas pelo tema. Algumas empresas e artistas tem recriado inclusive personagens de livros e filmes, usando-os para decoração muito além dos dias de Halloween.


(Foto Internet)

(Foto Internet)

(Foto Internet)

(Foto Internet)

(Foto Internet)


O que chama atenção, não é apenas a arquitetura mas são os detalhes, os objetos internos e externos das casas, realistas, perfeitos.


 

Criações Online: Thais Riotto


Inspirada nessas Dollhouse & DollHouse Haunted, e somando ao universo online tenho trabalhado com colagens para criar algumas em estilos diferentes.



 

Video de uma artista: Canal Youtube: (Em inglês)


Passo a passo de como fazer a Casa da Família Addams (Em inglês)



1 comentario

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Invitado
02 jul 2021

Gostei do post, sou viciada em casa de bonecas. Muito bacana a sua pesquisa. vou compartilhar o texto

Me gusta
bottom of page