Hickory Dickory Dock & a Catedral Astronômica de Exeter
- Thais Riotto
- 28 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2024
Local: 1 The Cloisters, Exeter EX1 1HS, Reino Unido

A exuberante Catedral de Exeter possui tesouros históricos e mistérios em sua arquitetura, assim como uma lenda, do qual é conhecida como uma antiga canção de ninar e livro de ficção.
A história conta que os ratos subiam no mecanismo do relógio, e o gato do bispo, os caçava pelo relógio.
Catedral Astronômica de Exeter
O relógio data do ano de 1483. Nos tempos medievais, o objetivo do relógio era regular o horário das orações, mas o relógio astronômico também mostra as fases da lua e a data. É um dos relógios mais preciso do mundo.

No ano de 1284, há registros de um outro relógio, que foi a base para o relógio de 1483 e que conhecemos até hoje. Esse primeiro relógio era um estilo antigo de água, um Clepsidra.
Abaixo do mostrador principal estão inscritas as palavras PEREUNT ET IMPUTANTUR, que podem ser traduzidas para o português mais ou menos com o significado de: “As horas passam e são contadas em nossa conta".
O mostrador principal e inferior do relógio, é um sistema solar data do séculos XIV/XV. A terra está no centro, representada pela esfera dourada e fixa. Em torno está, a lua circulando assim como o sol. A lua está representada por uma esfera com metade de sua superfície prateada e metade preta. A esfera gira, mostrando as fases da lua. A quantidade de prata visível corresponde à visibilidade da lua.
O sol é representado por um disco preto decorado com uma flor-de-lis O anel possui algarismos romanos I a XII repetidos duas vezes, é um relógio de 24 horas com 12 horas no topo e 12 horas na parte inferior.
Enquanto o anel interno, com os algarismos arábicos de 1 a 30, é usado para indicar os dias do mês lunar.
Os registros mostram que durante os séculos XIV e XV os gatos foram trazidos para o relógio para caçar os ratos que começaram a subir nas engrenagens do relógio, causando danos as mesmas.
Dessa forma, para que o gato não ficasse preso e pudesse entrar e caçar os ratos, foi feito um buraco na porta de madeira, que dá acesso a Catedral a pedido do Bispo Cotton.
O buraco ainda existe na porta, que dá acesso a sala do relógio.

Hickory Dickory Dock
História & Origem:
Não registros oficiais que dizem que a rima e história esteja de fato ligada a Catedral, mas por ser um local conhecido além do relógio, e por ter o buraco na porta para o gato entrar, passou a ter relação visual e histórica com a rima.

A rima é antiga, teve origem pelo pastores de Westmorland na antiga Inglaterra, que usava os números Hevera, representando o numero 8, Devera o número 9 e Dick o numero 10 em um antigo idioma conhecido como Cumbric.

Alguns registros trazem que com o passar dos anos, a mudança sonora e escrita da grafia, tal como a adaptação para os novos idiomas, transformou-se na escrita que conhecemos hoje: Hickory Dickory Dock

Literatura & Música:
Depois, é conhecida pela primeira vez através do livro musical de Tommy Thumb, publicado em Londres por volta do ano de 1744.
Alguns escritores usam ao longo dos anos, o termo Hickory Dickory Dock, para criar seus roteiros. Entre eles está Agatha Christie:

Três erros de datilografia numa carta, escrita pela eficiente secretária Srta. Lemon, chamam a atenção do perfeccionista patrão Hercule Poirot.
Uma série de pequenos furtos cometidos em uma pensão de estudantes atormentam a supervisora. Dois fatos aparentemente sem ligação são as peças principais de um quebra-cabeça, que vai sendo montado por Poirot.
Aos poucos, o jogo vai tomando forma e o detetive percebe que está na trilha de um perigoso assassino.
No Brasil o livro recebeu o nome: Morte na Rua Hickory.
Livro em inglês.
GOOGLE MAPAS:
Comments