Minha Experiência e o que é a Cerimônia da Sananga
- Thais Riotto
- 12 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O que é a cerimônia da Sananga?

Sananga é uma preparação medicinal indígena usada comumente na Amazônia. Trata-se de um colírio feito a partir da infusão de raízes específicas de plantas, como a Tabernaemontana sananho e a Haplophyllum tuberculatum. Acredita-se que a sananga tenha propriedades medicinais, sendo utilizada como remédio para diversas condições, inclusive problemas oculares, mas também como um facilitador para outras práticas espirituais.
A aplicação da sananga é feita diretamente nos olhos e, geralmente, é realizada em um ambiente silencioso e escuro, como durante uma cerimônia xamânica ou ritualística. A pessoa que aplica sananga é conhecida como sananguero ou sanangueiro e utiliza um tubo feito de um osso de asa de ave, onde são colocadas algumas gotas da preparação, e insufla o produto diretamente nos olhos do paciente.
O objetivo da aplicação da sananga é limpar e abrir os canais de energia nos olhos e despertar a consciência através do aumento de clareza visual e intuição, permitindo uma experiência mais profunda na prática espiritual.
Já o terceiro olho, também conhecido como o sexto chacra, é um ponto de energia localizado no centro da testa, acima das sobrancelhas. De acordo com a tradição hindu, budista e taoísta, esse ponto é responsável pela intuição, percepção e consciência psíquica. Quando ativado, o terceiro olho é capaz de expandir a percepção do mundo e da realidade, permitindo uma conexão mais profunda com o mundo espiritual.
Algumas práticas espirituais como a meditação, yoga e outras técnicas xamânicas podem ajudar na ativação do terceiro olho. Além disso, há certas substâncias naturais que também podem desempenhar um papel na ativação do terceiro olho, como a ayahuasca, o peiote e a psilocibina. No entanto, é importante lembrar que essas e outras substâncias devem sempre ser usadas com respeito e sob orientação e supervisão adequada.
Um pouco mais sobre essa Cerimônia:
Já vivenciei, é uma experiência única, realmente incomoda muito o olho, o meu ardeu de mais, mas tive visões de lugares como fazenda antigas, que sao lugares que e amo, tive certeza de que muitos eram do passado e alguns lugares que eu nunca tinha visto, mas ainda acho que vou encontrar em algum lugar das viagens.
Gostei do seu relato, acho que as pessoas tinham que falar mais, e indicar lugares de confiança como você falou, assim tira o receio de muitos e também divulga pessoas que respeitam a vida dos xamãs e o sagrado.
Tinha 35 anos quando fiz, hoje aos 52 ainda tenho boas recordações