Cemitério - Definição
- Thais Riotto
- 17 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2021
Breve explicação.
Qual a definição?
Lugar onde se enterram os mortos.
“Cemitério, necrópole ou sepulcrário é o lugar onde são sepultados os cadáveres. Na maioria dos casos, os cemitérios são lugares de prática religiosa. Por analogia, chama-se cemitério um lugar onde se enterram ou acumulam produtos, tipicamente resíduos e detritos” Dicionário Houaiss.
A origem da palavra vem do latim coemeterium, que, por sua vez, deriva de cinisterium (cinos: doce e renor: mansão), como do grego kouméterion, de kaimâo, que significa eu durmo.
Segundo o autor Plácido e Silva, cemitério é significa todos os locais, em toda a cidade, vila e povoado que possui um local reservado ao enterramento ou inumação de pessoas falecidas.
Quando eles surgiram?
Primitivamente, cemitério era o lugar onde se dormia. Foi somente nos primeiros séculos da nossa era que a palavra assumiu o sentido de necrópole, de campo-santo e outros termos relacionados com a morte.
Os romanos, proibiram as inumações dentro da cidade, sem uma organização para os cemitérios assim surgem os sepultamentos desordenados ao longo das estradas, onde era mais fácil deixá-los.
Com o desenvolvimento das cidades, essas sepulturas de periferia logo tornaram-se partes urbanas, isto é, os mortos que haviam sido expulsos da cidade, estavam novamente dentro da cidade. Assim tem sido até nossos dias.

(Foto - Cemitério da Consolação/SP/Brasil by Thais Riotto)
Comments