Casa da Dona Yayá
- Thais Riotto
- 31 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jul. de 2021
Localização: Bela Vista, São Paulo - SP/Brasil
A Casa de Dona Yayá é um antigo casarão do Bixiga, foi construído no século XIX, o imóvel é considerado um dos últimos sobreviventes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central de São Paulo e atualmente o prédio pertence a USP (Centro de Preservação Cultural da USP).
Sebastiana de Mello Freire, ou dona Yayá, como era conhecida, viveu nessa casa até a morte.
No ano de 1920, ela foi diagnosticada com problemas mentais. Na época sem muito conhecimento medico, o mesmo receitou que a família deveria viver em um bairro mais tranquilo.
Mas contam alguns registros históricos que na verdade esses problemas mentais, eram na verdade a facilidade que ela tinha de ver os mortos. Mas naquela época esse era um assunto ainda pouco conhecido e pouco se sabia sobre verdades e mentiras.
Algumas pesquisas as quais encontrei contam que ela se comunicava com os espíritos, mas para a sociedade ela era uma mulher doente e ficou presa na própria casa por mais de 40 anos.
Com o passar dos anos ela foi perdendo a família, as irmãs e seus pais vieram a falecer, e mesmo depois da morte deles, ela continuo dentro da casa, acostumou-se a viver sozinha, isolada e presa entre as paredes daquela arquitetura.
Alguns dizem que ela morreu louca, pois ainda em vida era possível ouvir seus gritos pela casa.
E contam as lendas que seu espirito continua no local, é possível sentir, ouvir e ver Yayá caminhando pelos cômodos da casa.
Ao meu ver ela não era uma mulher louca, apenas tinha um dom diferente do que se conhecia na época, e sim acredito que ela continuo na casa, pois acostumou-se a viver ali. Não para assustar ninguém, mas talvez para contar suas histórias, e como ela falava com espíritos acredita que possa, agora do outro lado, falar com vivos.
Fotos Thais Riotto & Arquivos












Comments