top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

Befana - História & Filme Completo

Atualizado: 24 de nov. de 2023

Local: Itália

 

Quem é Befana?


No dia 06 de Janeiro comemora-se a Epifania, ou como muitos conhecem a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.


Befana é uma senhora vestida de trapos, que chega voando em sua vassoura e distribui doces para as crianças que se comportaram bem e carvão para aquelas que não se comportaram tão bem assim.



(Foto Internet)


Lenda:


A primeira vez que se ouvir falar em Befana, data do século XIV quando o poeta Francesco Berni a descreveu como um fantoche exposto na noite da qual antecede a epifania, tradicionalmente é a noite que os Reis Magos visitam Jesus.


A origem é pagã, vem dos tempos antigos. Os romanos acreditavam que no 12 dias após o solstício de inverno era a celebração da morte e do renascimento da Mãe Natureza, no qual as doze figuras femininas lideradas por Diana, a deusa da lua e da vegetação, voariam sobre os campos para torná-los férteis.


Mas a partir do século IV d.C. a Igreja Romana condenou todas as crenças pagãs e passou a colocar a deusa Diana e mudou totalmente as características da deusa Diana, como uma feiticeira, pois ela podia voar.


Com a questão da igreja sobre a visão de encantamentos, e a perspectiva sobre bruxas e deusas, na Idade Média, o tempo passou e as histórias se misturam entre contos e palavras transformando a bruxa, com a sabedoria da natureza em uma simpática e boa velinha que distribui doces para as crianças boazinhas e carvão para as não tão boazinhas assim.



(Foto Internet)


Mas como Befana tornou-se o símbolo da Epifania?


Epifania, vem da palavra Epipháneia, em grego antigo e era usada para referir-se a uma aparição, pois essa palavra foi usada para definir a visita dos Reis Magos ao menino Jesus levando ouro, incenso e mirra.


Existe uma lenda que diz, que durante o percurso para chegar até a cabana de José e Maria em Belém, os Reis Magos pediram ajuda à uma mulher idosa, para que ela lhe mostrasse o caminho. Mas, a senhora recusou, arrependendo-se algum tempo depois da grosseria colocou um pouco de doces em uma cesta e foi atras dos três homens, mas não os encontrou e desde esse dia vaga pelo mundo dando doces para as crianças, para se perdoar.


Aqui temos a Befana, uma simpática e boa velinha que distribui doces para as crianças boazinhas e carvão para as não tão boazinhas assim. Atualmente esse “carvão” transformou-se em um doce. Ou seja, um doce em forma de carvão de cor preta para lembrar as crianças que elas não foram tão boazinhas assim.


Todos os locais que comemoram a Epifania, a Befana aparece com uma boneca de madeira vestida como uma senhora idosa.


(Foto Internet)


Em muitos países da Europa, é comum queimar um o boneco coberto de roupas usadas no início do ano. Alguns países colocam doces dentro do boneco, e tudo é queimado!


Associado a esta festa, em Bolonha, quando comemora-se o Réveillon (Capodanno em italiano) acontece a festa do Falò del Veglione, ou Fogueira do Ano Novo, e dessa forma se abre um novo ano.


Duas Curiosidades. Duas versões circulam pelo mundo sobre a origem de Befana, mas sem muitos detalhes.


A primeira versão conta que Befana nasceu de um festival romano quando havia trocas de presentes.


A segunda relaciona Befana as deusas mitológicas germânicas da natureza invernal, colocando-a como amiga Holda e Berchta.


 

E quem são Holda e Berchta?

Em breve, aqui no Blog, com suas histórias. Em Bruxas & Criaturas Mágicas!

 

Um canto muito comum de se ouvir na Itália é esse:


La Befana vien di notte Con le scarpe tutte rotte Col vestito alla romana Viva, Viva La Befana!


Uma tradução para o português, aproximada seria:


A Befana vem de noite Com os sapatos quebrados Vestida à moda romana Viva, viva, a Befana!


*Fonte da tradução: Wikipédia

 

Filme Completo em Português (Em ótima qualidade de imagem)



Sinopse:


Paola é uma professora querida na escola onde leciona. Mas esconde um segredo muito especial. Um dia ela desaparece, e seis de seus alunos começam a desconfiar sobre o segredo que a professora esconde.


Paola foi sequestrada por causa de seu segredo. Ela é Befana, a bruxa natalina que entrega os presentes às boas crianças e sem ela o Natal corre perigo.


 

Video - Música da Befana em Itáliano (para crianças)



Letra em Italiano: La Befana Trullalla

Trullala' Trullala' Trullala'. La Befana vien di notte con le scarpe tutte rotte, con la calza appesa al collo, col carbone, col ferro e l'ottone. Sulla scopa per volare. Lei viene dal mare. Lei viene dal mare. E la neve scendera' sui deserti del Maragia', dall'Alaska al Canada'. E partire lei dovra' e cantando partira' da ciociara si vestira', con il sacco arrivera', la bufera vincera'. E cantando trullala', la Befana arrivera'. Trulalla' Trullala' Trullala'. Un bambino, grande come un topolino, si è infilato nel camino, per guardarla da vicino. Quando arriva la Befana senza denti salta, balla, beve il vino. Poi di nascosto s' allontana con la notte appiccicata alla sottana. E un vento caldo soffiera' sui deserti del Maragia', dall'Alaska al Canada'. Solo una stella brillera' e seguirla lei dovra', per volare verso il nord e la strada è lunga ma la bufera vincera'. E cantando Trullala', la Befana se ne va. E cantando Trullala' Truallalero Trullala' Trullala' Trullala' Trullala'


2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jul 15, 2021

Vou ver o filme, não sabia que tinha. Eu amo essa bruxinha

Like

Guest
Jul 15, 2021

Befana, minha avó que nasceu na Itália contava-me sobre ela. A Bruxa boa, que surpresa agradavél em descobrir o artigo e o filme em seu Blog. Conhecia seus livros, dos quais já li alguns e adorei.


O site apresenta muito bem os seu estilo de escrita e sua paixão pelos livros ( li em algum lugar que você ama escrever). Desejo que continue a cria-los. E como diz minha neta que também é escritora, que seus livros voem para as telas do Cinema porque é sonhos de todo escritor segundo ela.


Parabéns Thais. E obrigada por permitir-me lembrar de minha avó com essa doce lembrança.


Constança

Like
bottom of page