top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

A Origem dos Relógios & Os Enigmas do Tempo


Art by Thais Riotto

Os babilônios, povos antigos que viveram entre os períodos de 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a usar a passagem do tempo como “calendário”.



Uma breve História


Calendário Egípcio: Um dos mais antigos calendários de 365 dias. Possuía 12 meses com 30 dias, o que resultava em 360 dias, e eram acrescentados cinco dias de festas.


(Internet - clique na foto para ampliar)


PDF Free sobre o calendário:

 

Calendário Babilônico: Considerava os 12 meses lunares. O início de cada mês era marcado pelo aparecimento da lua, em sua fase de quarto crescente. Totalizava 354 dias em um ano padrão.

Internet

 

Calendário Chines: Divide-se em 12 meses de 29 a 30 dias, com a adição de um mês extra a cada dois anos e meio. Os anos são classificados em ciclos com nome de animais.

Internet
 

Calendário Maia: Dividia-se em 02 calendários: O religioso Tzolkin era orientado pela lua e o Haab, ligado ao ciclo. A cada 52 anos solares, os calendários se sincronizavam matematicamente pelo planeta Vênus. E a cada 3.172 anos havia o encontro do início dos dois calendários.

Internet
 

Calendário Romano: Possuía 304 dias. O ano começava no equinócio de primavera no hemisfério norte.

Internet
 

Calendário Juliano: Foi adotado em 46 a.c. O governante Júlio César, com auxílio do astrônomo Sosígenes.

Internet
 

Calendário Gregoriano: É esse calendário que seguimos até hoje. Resultou de uma reforma decidida pelo Papa Gregório XIII ao calendário de Juliano. A reforma retirou do calendário 10 dias e redefiniu a duração do ano médio.

Internet
 

Etimologia da Palavra Relógio


A palavra relógio deriva do latim: horologium, contudo o grego também há uma palavra que deu origem à palavra relógio: horologion, que traz como significado: quadrante solar que marca o tempo.


Internet
 

Sobre o Tempo:


À medida que o sol se move no céu, as sombras alteram a posição, assim as sombras podem medir uma passagem de tempo. Com o passar dos anos, foi sendo percebido que o dia estava ligado a época do ano.

Internet
 

Relógio do Sol:


Foi primeiro instrumento criado para dividir o dia, estudos arqueológicos mostram que os egípcios podem ter sido a primeira civilização a usar esse dispositivo, esses registros datam aproximadamente do ano de 1500 a.C.

Internet

Quando foi criado o relógio do Sol, o dia foi divido em 12 partes e depois em 24, que são as horas que usamos até hoje. Segundo o metrologista, Pedro Luiz Montini, do Instituto de Pesos e Medidas: “Dividindo o minuto em 60 partes, eles chegaram à definição do segundo, embora só tenha sido possível detectá-lo com precisão séculos depois”.


(Internet)


Durante a noite, eles usavam um conjunto de 12 estrelas para orientar a passagem do tempo, era menos preciso, mais ajudava. Contudo, o problema estava nos dias nublados porque não era possível utilizar as sombras do sol durante o dia, nem as estrelas durante a noite, para medir o tempo.


PDF free com explicação sobre o Relógio:

 

Relógio de Água ou Clepsidra:


Foi um dos primeiros sistemas de medição de tempo criados pelo homem. Funciona com um dispositivo movido a água, junto com a força da gravidade. Uma das mais antigas que se tem registro data de 1400 a.C

Internet

Um recipiente furado na base, por onde sai a água e os intervalos de tempo são medidos com base na velocidade de escoamento da água, por marcações feitas nas paredes da clepsidra. Sua precisão vai além do relógio de sol, podendo medir até intervalos de 5 minutos.


Base antiga da Clepsidra - Museu de Londres
 

Relógio & Areia – Ampulhetas:


Internet

São relógios simples de areia, formados por dois cones. A areia escoa do cone invertido superior para o cone inferior em um intervalo de tempo regular.


Os primeiro registros desse relógio datam da Judeia, em 600 a.C., mas alguns registros também contam sobre o mesmo sistema já ter existido na Babilônia e no Egito em torno do século XVI a.C.

 

Engrenagens, Água & Horas:


Internet

Entrando na era cristã, em meados de 725 d.C., um monge budista, chamado Yi Ching fabricou o primeiro relógio mecânico, do qual funcionava com um conjunto de engrenagens junto de 60 baldes de água, que correspondia aos 60 segundos que compõe um minuto.


Internet
 

Relógio Mecânico com Cavaleiro:


Alguns anos depois, mais ou menos em 800 d.C., o Harune Arraxide deu a Carlos Magno um elefante e um relógio mecânico, no qual esse relógio tinha um cavaleiro que dizia as horas.

 

Relógio de Bolso:




No ano de 1500, quando ocorria as grandes navegações e descobertas em Nuremberg (Alemanha), Peter Henlein criou e fabricou o primeiro relógio de bolso, tinha um formato oval e por causa desse detalhe, ficou conhecido como Ovo de Nuremberg. Nessa época, quando o relógio foi criado, e passou a ser fabricado, era um artigo caro, de luxo e por isso representava status.


Ovo de Nuremberg: Era fabricado inteiramente em ferro, do exterior ao complexo mecanismo interno. Sua corda durava quarenta horas seguidas, confeccionada com pelos de porco, numa espécie de protótipo das molas espirais que seriam comuns anos mais tarde. (texto traduzido do museus de história de Nuremberg)

(Internet - clique na foto para ampliar)


 

Base para o Uso do Pêndulo nos Relógios:

Internet

No ano de 1595 o astrônomo Galileu Galilei descobriu o isocronismo, o movimento de um pêndulo.


Isocronismo do Pêndulo – Canal Oficial Youtube: Professor Albert



 

Relógio de Pêndulo:

Internet

Esses estudo serviram como base para a invenção do Relógio de Pêndulo, no ano de 1656 inventado por Christiaan Huygens, na Holanda.


Um ano após, sua invenção, vários artesões iniciaram a fabricação, acrescentando além do relógio a confecção artística (um dos motivos que os faria serem procurado e comprados no futuro).

 

Relógio de Cuco:

Internet

O primeiro relógio criado e desenvolvido data de mais ou menos 300 anos e foi chamado de Black Forest Cuckoo Clock (Em tradução livre para o português seria: Relógio Cuco da Floresta Negra).



Não há um registro com muitos detalhes precisos, mas sabe-se que um vendedor conhecido como Franz Kettler, procurava por vidros na Floresta Negra para vender em pais estrangeiros, e no ano de 1738 ele construí um relógio, esculpiu um pássaro chamado Cuco e o colocou dentro do relógio e inseriu o som do pássaro.


Mecanismo do Som: Esse mecanismo para o som foi criado (é mantido até a atualidade) com 02 foles que enviam ar através de um tubo, mais ou menos igual aos órgãos da igreja, gerando assim o canto desejado.


O Pássaro Cuco existe: Nome original: Cuculus canorus, é uma ave que possui uma vida solitária quando não está em época de acasalamento. Para que o acasalamento aconteça, os machos chamam pelas fêmeas com um canto, que soa como um: “cuu-coo”. E viajam longas distancias durante o inverno.


Pássaro Cuco - Internet
 

Relógio de Pulso - Abraham Louis Breguet:


O relojoeiro Abraham Louis Breguet, confeccionou o primeiro relógio de pulso, no ano de 1814 por encomenda da irmã de Napoleão Bonaparte, a princesa de Nápoles, Carolina Murat.

 

Relógio de Bolso Digital:

Internet

Foi inventado pelo austríaco Josef Pallweber, ele projetou e criou um mecanismo que foi batizado de “hora de pular” no ano de 1883.


Internet

O sistema composto de 02 janelas e um mostrador, onde as horas apareciam através de discos rotativos, enquanto o segundo ponteiro funcionava da forma convencional.

 

Efeito Piezelétrico – Tecnologia:

Internet

No final do século XIX, ocorreu a descoberta de uma propriedade com alguns cristais, como o quartzo e outros materiais que podiam transformar energia mecânica em energia elétrica. Esse fenômeno, faz parte de uma tecnologia que foi descoberta pelos irmãos Pierre e Jaques Curie, e é conhecido pelo nome de efeito piezelétrico.


 

Relógio Digital:


Internet

No ano de 1927, o canadense Warren Marrison, usou com base nesse princípio tecnológico para criar um novo dispositivo com mais precisão, e somou as técnicas dos relógios que já existiam. E seu invento mostrava com mais precisão as horas, os minutos e os segundo, somando seu conhecimento, ele cria o primeiro relógio digital.


 

Relógio de Pulso - Santos Dumont:

Internet

Apesar de alguns registros contarem sobre o relojoeiro Abraham Louis Breguet, em 1814 como o inventor do relógio de pulso. Outros registros, direcionam a mesma invenção realizada pelo brasileiro Alberto Santos Dumont (pai da aviação – que também é um assunto discutido, mas não neste post – risos).


Segundo alguns registros, o relógio que Santos Dumont usava, era preso por uma corrente, um relógio de bolso. Mas dizem que ele achava desconfortável e queria algo que ficasse parado em seu pulso, facilitando o controle das horas.


Internet

E fez o pedido desse relógio (que segundo alguns registros ainda não existia), a seu amigo e famoso relojoeiro Louis Cartier. No ano de 1904, Cartier entregou ao amigo o relógio preso a uma pulseira de couro.


Esse relógio é considerado por muitos registros, como o primeiro relógio de pulso do mundo, que foi chamado de Relógio Santos, uma homenagem a Santos Dumont.


Site oficial da Cartier

No ano de 1911 passou a ser comercializado, fez sucesso entre os soldados que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

 

Relógio Atômico:

Internet

Desenvolvido para fazer medições de tempo de até 100 mil vezes mais precisas, o átomo pode ser estimulado externamente para que sua energia oscile de forma regular.


 

Os ponteiros giram, o tempo passa:


Internet

Com o passar dos anos aos relógios foram sendo acrescentados ideias e criatividades, cores, novos materiais além do couro, a borracha, o plástico. E sua história foi sendo somada a história da humanidade e da tecnologia.


O post traz uma breve história sobre os relógios, e por falar em modernidade, um relógio chamou a atenção da mídia no ano de 2016.

 

Despertador com Aroma:


Um estudante francês, no ano de 2016 projetou e criou um despertador que possui aromas, chamado de Sensorwake.


(Internet - clique na foto para ampliar)


Acerta-se o relógio para despertar em uma determinada hora, e quando ela tocar espirra um aroma escolhido pelo dono. Entre os aromas criados estão: croissants, café torrado, chocolate e hortelã, ou até mesmo, grama, folhas e flores.


O vídeo está em inglês, mas com as imagens mostradas dá para entender como o relógio/despertador funciona:

 

UM CONTOS SOBRE O TEMPO

Thais Riotto

O tempo é um símbolo misterioso. Apresentado nas mais diversas formas, as vezes como personagens humanos, outras como objetos inanimados ou as vezes até animados. Com seus ponteiro girando, com grãos de areia caindo, ou em movimento em um Time-lapse (uma técnica cinematográfica que transforma vídeos, com horas de duração, em conteúdo de poucos segundos, capaz de mostrar acontecimentos em um tempo menor do que ocorreram na realidade.) Talvez essa técnica se encaixe nesse momento...


O tempo é um jogador, brinca entre a vida e a morte. Somos envolto por ele, todos nós em qualquer situação, em qualquer parte do Planeta Terra. Um tempo em um enigma para resolver um caso ou um tempo de feitiço para abrir uma lenda antiga.


O tempo pode ser moldado, costurado, pintado, recriado. E nesse tempo estamos na noite de Halloween. 31 de Outubro de 2021. Na contagem do tempo, um mês e alguns dias para o Natal.


Dizem que o Halloween é uma noite magica, a noite de todos os santos, a noite onde a magia está mais forte, onde bruxas e fantasmas e outros seres ganham vida e caminham entre os humanos.


Quanto tempo é preciso para distinguir a magia da realidade?


Para acreditar que um momento é magico ou não? Para achar o que precisa ser encontrado em uma corrida contra o tempo? E seria mesmo possível correr contra ele? Ou seria mais apropriado correr com ele, com o Tempo?


Um círculo, um relógio e de novo temos o tempo, que gira sem parar. As horas estão passando, agora resta pouco tempo.


Esse ano, é um ano curioso. Regido pelo Planeta Vênus ou pela Deusa Vênus, da qual curiosamente está ligada ao espelho. E o que é um espelho? Um complemento do tempo: um portal magico, uma fração de segundos entre o passado, o presente e o futuro do que ele reflete.


Um instrumento de ilusão em um show de mágica... 2021, em poucos dias, tudo estará resolvido. E quando o Tempo se encontrar com o Natal... então, será um tempo perfeito....


Conto: Tempo - Coruja do Relógio



Coruja do relógio - Banner Art by Thais Riotto

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Dec 01, 2021

nossa legal, nunca tinha pensado sobre o isso

Like
bottom of page