A Beleza Sombria dos Monstros Exposição Interativa - Tim Burton
- Thais Riotto
- 22 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Local: OCA Ibirapuera, São Paulo/SP

A exposição é uma homenagem aos 13 anos do livro: A arte de Tim Burton, usando de diversos recursos interativos e apresentados em capítulos, proporciona ao público um mergulho literalmente nas artes de Tim Burton, de uma forma única, peculiar e fantástica.
(Vídeo: Thais Riotto)
Tim Burton esteve no Brasil, para aprovar a exposição que retrata um pouco sobre suas obras, que vão muito além das animações e das telas de cinema. Com uma vasta variedade de artes incluindo a literatura possui obras únicas, peculiar e fantásticas, que se conectam em todos os trabalhos que produz.
(Clique na FOTO para ampliar - Fotos: Thais Riotto)
“Deve ser alguma peculiaridade da cultura americana, onde você é rotulado por alguma característica quando é muito jovem, isso gruda em você para o resto da vida, não importa o que você faça. hoje, se eu sair na rua vestido de palhaço, rindo à toa, ainda vão dizer que tenho uma personalidade sombria.” Tim Burton
(Vídeo: Thais Riotto)
Transcrever a história desde os primeiros passos de Tim Burton, não é uma tarefa tão simples, contudo devido ao grande número de conteúdos que atualmente se é possível encontrar em idiomas diferentes, passa a ser uma tarefa menos árdua.
Com base nessa informação, a proposta desse material divide-se em dois segmentos:
Primeiro: Organizar a vida de Tim Burton de forma clara e objetiva, unido o máximo de material que retrate a vida e obra desse peculiar artista, enfatizando dessa forma as novas perspectivas que ele acrescentou ao mercado cultural-artístico. É dessa forma que a exposição retrata um pouco da vasta história e arte de Tim Burton.
(Clique na FOTO para ampliar - Fotos: Thais Riotto)
“Eu lembro quando eu era mais novo, eu tinha duas janelas no meu quarto, janelas legais por onde eu via o gramado e por alguma razão meus pais fecharam elas e me deram essa pequena janela cortada em que eu tinha de subir na escrivaninha para ver o lado de fora. Desde esse dia eu nunca perguntei a eles o porquê, eu deveria perguntar...” Tim Burton
(Vídeo: Thais Riotto)
Timothy Walter Burton, nasceu no dia 25 de agosto do ano de 1958. Filho de Jean Rea Burton, da qual a mãe, mais tarde seria dona de uma loja de presentes e William "Bill" Burton, ex-jogador de beisebol da segunda divisão, que trabalhava nos parques da cidade e no departamento de recreação na cidade de Burbank. Conhecido por seu nome artístico: Tim Burton, nasceu na cidade de Burbank, condado de Los Angeles, Califórnia.
Desde muito novo já mostrava interesse por histórias de monstros, seus desenhos, suas pinturas e suas paixões estavam nos tons escuros. Sua peculiaridade era cada vez mais destacada, quando criança.
E da criança ao adolescente, gostava de ficar trancado em seu quarto, ocupando-se de seus passatempos que mesclavam brincar com sua imaginação, até suas pinturas e desenhos de monstros.
Outro passatempo que ele possuía era ir ao Cornell Theatre, onde eram agrupados de dois a três filmes de terror e cobrava-se 50 centavos, para assisti-los. Um dos filmes que ele mais gostava, era de terror d o diretor, produtor e ator Roger Corman, que inspiravam seu amor ao estilo macabro.
Outra inspiração ainda quando criança se remete ao Dr. Seuss, foi um autor infantil, cartunista político e animador norte-americano que ficou conhecido por seu trabalho ao escrever e ilustrar mais ou menos 60 livros utilizando o pseudônimo de Dr. Seuss. Tim Burton disse em uma entrevista que adora as histórias simples e líricas dele.
Na adolescência, vivia uma briga interna contra a solidão. Tim Burton sempre se considerou um menino diferente, com gostos estranhos e sempre se sentiu muito solitário.
(Vídeo: Thais Riotto)
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS E VIDA DE TIM BURTON
LIVRO: O jogo cinematográfico sob a perspectiva de Tim Burton (AMAZON)
Site Oficial do Livro: https://thaisriotto.wixsite.com/timburton
O jogo cinematográfico sob a perspectiva de Tim Burton, através de alguns cenários peculiares, importantes para a construção do seu trabalho. O livro traz sobre os filmes, a arte e um pouco sobre a vida de Tim Burton.
Do Menino ao Diretor, e os caminhos da arte, do cinema e as exposições.
Eu amei, valeu mesmo você ter postado e obrigadão por me responder no grupo, achei que era caro, e nem ia . vi sua postagem, ia escrever para aagradecer até esqueci. vim hoje, foi mal.. kkkkk
mas valeu pela dica do Tim. Não para o Blog não heim?!! que é massa!!